O projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, divulgou os vencedores da 5ª edição do concurso “Tempos de Escola”. Ao todo, foram inscritas cerca de 4 mil redações de alunos de todos os municípios brasileiros apoiados peloPVEe quatro produções de Três Marias (MG) serão premiadas.

A redação “O poder da leitura”, de Davi Felipe Redaelli Celeste da Silva, foi destaque municipal e nacional da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). Davi é aluno do Centro de Estudos Supletivos (CESU) e foi orientado pela professora Maria de Fátima Dantas Dayrell. O CESU também foi destaque municipal na categoria “Ensino Médio”, com a redação “A leitura e sua real importância”, do estudante Paulo César Pereira da Silva, sob orientação da professora Sílvia Patrícia Pereira.

Para José Roberto de Lima, supervisor de produção da Unidade Três Marias e mobilizador do PVE, “é gratificante para nós, mobilizadores da Votorantim Metais, colher os frutos do trabalho realizado nas escolas e a comunidade”. José Roberto atuou no engajamento dos atores sociais na Escola Municipal Policena Alves Amorim, que foi destaque municipal na categoria “Ensino Fundamental I”. A redação vencedora, “Barba Azul”, foi escrita pela aluna Jaqueline Veiga Nolasco, sob orientação da professora Elke Michely Sousa.

O destaque municipal da categoria “Ensino Fundamental II” foi a redação “Uma mulher admirável”. A aluna vencedora foi Jordânia Soares Barbosa Santos, da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves, que foi orientada pelas professora Rosângela do Nascimento de Sá e Jordânia Soares Barbosa Santos com as orientadoras Rosângela do Nascimento de Sá e Laura Beatriz Neves. “Estou emocionado com o resultado. Fizemos um trabalho em conjunto com a diretora Edna Pinheiro e as professoras da escola. Conseguimos sensibilizar e incentivar a leitura e a escrita dos alunos. É muito bom ver que todo o trabalho foi reconhecido”, comemora Jonatas Jonas Lima Luna, especialista de Manutenção na Unidade Três Marias da Votorantim Metais e mobilizador do PVE na escola vencedora.

O gerente geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais enaltece a importância dessa conquista. “Quero fazer um agradecimento especial pelo comprometimento das diretoras, professoras, pedagogas, secretaria de educação e alunos. Graças ao empenho de todos alcançamos esse resultado. O trabalho voluntário de muitos empregados da Votorantim Metais também foi fundamental para fortalecer a mobilização. Cada mobilizador contribuiu para melhorar a aprendizagem dos alunos e um futuro melhor para a nossa cidade”, analisa.

A Secretária de Educação do Município de Três Marias, Thaís Kênia também comemora os resultados nacional e municipal do concurso e destaca o trabalho em conjunto da Votorantim Metais, da equipe da Secretaria de Educação e da consultora do PVE Suely Regina Quaresma Caldeira. “Juntos com os diretores da escolas, professores e pedagogos, pensamos em estratégicas de atuação para alcançarmos a meta, que era a inscrição de 400 redações no município. E felizmente, conseguimos ultrapassar essa meta. Seguimos a cartilha de mobilização do PVE, realizamos aulas preparativas de redação para os nossos alunos, envolvemos família e comunidade escolar e lideranças em nossas ações”, pontua Thaís.

A Secretária de Educação também contabiliza os benefícios no rendimento escolar. “Os nossos alunos estão lendo, interpretando e redigindo melhor”, contabiliza.

O concurso Tempos de Escola é uma das ações do PVE Três Marias, o programa é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo promover melhorias na educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar.

Atualmente, o município de Três Marias está iniciando as atividades do 3º ciclo PVE. Nesta etapa, a iniciativa, que visa fazer da leitura um valor social, tem como foco a valorização de espaços e atividades de leitura para a comunidade. Onze escolas da cidade irão participar dessa etapa. Os alunos estão realizando visitas a estabelecimentos comerciais e praças da cidade e realizar leitura de contos e poesias e troca de livros.

Valorização da Leitura

As ações com a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias gestão pública terão ênfase nas Políticas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), implantadas de forma qualificada e efetiva, nas quais o objetivo central é o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). De imediato, serão apresentadas as diretrizes do PNAIC aos atores participantes.

Parceria Votorantim pela Educação

Presente em 21 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade.

Em 2013, o projeto trabalha com o tema “valorização da leitura”. Dividido em quatro ciclos, o PVE vai incentivar a prática da leitura e promovê-la como um valor social, despertando a mudança de hábito em prol do desenvolvimento da educação.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Sobre o Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.

Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e http://twitter.com/instvotorantim.

Alunos

Da esquerda para a direita, em sentido horário: Davi Felipe com professora Maria de Fátima; Jaqueline com a orientadora Elke Michely; Paulo César com a professora Sílvia Patrícia; Jordânia com as orientadoras Rosângela e Laura Beatriz Neves.