Uma das principais ações do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), a 5ª edição do concurso Tempos de Escola teve mais de quatro mil inscrições nos 20 municípios brasileiros participantes. Três Marias foi o terceiro município com maior número de inscrições em todo Brasil: 423 alunos de 20 escolas públicas, maior índice entre as cidades mineiras participantes.

Esses números representam um aumento de 600% de inscrições e o dobro de escolas participantes em relação ao ano passado. O sucesso é resultado das ações dos mobilizadores do PVE em Três Marias durante a primeira etapa do projeto. Empregados voluntários da Unidade apadrinharam as escolas do município e fizeram visitas para incentivar as inscrições de alunos dos ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A expectativa é que o PVE consiga contribuir ainda mais para o desenvolvimento da educação básica de Três Marias nos próximos dois ciclos. Nossa meta é trabalhar sempre na tentativa de superar os resultados dos anos anteriores. O sucesso dessa etapa é fruto do comprometimento dos voluntários do PVE, dos diretores, professores e alunos das escolas. O mais importante é conseguir despertar nos alunos e nas famílias a importância e o prazer da leitura”, declara Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais.

Atualmente, o município de Três Marias está finalizando as atividades do 2º ciclo PVE. Voluntários, educadores, diretores e professores estão focando as ações na importância do incentivo familiar para a formação de alunos leitores. Nessa etapa, foram distribuídos aos pais dos alunos exemplares do Almanaque da Família, composto por atividades interativas como jogos, trava-línguas, brincadeiras, poemas e anedotas. O objetivo é que esse material seja compartilhado com os filhos para que a leitura seja feita de forma conjunta e integrada. O Almanaque da Família pode ser encontrado na versão digital gratuita pelo Blog Educação (www.blogeducacao.org.br).

Valorização da Leitura

As ações com a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias gestão pública terão ênfase nas Políticas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), implantadas de forma qualificada e efetiva, nas quais o objetivo central é o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). De imediato, serão apresentadas as diretrizes do PNAIC aos atores participantes.

Parceria Votorantim pela Educação

Presente em 21 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade.

Em 2013, o projeto trabalha com o tema “valorização da leitura”. Dividido em quatro ciclos, o PVE vai incentivar a prática da leitura e promove-la como um valor social, despertando a mudança de hábito em prol do desenvolvimento da educação.

Em Três Marias, o programa é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo promover melhorias na educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e http://twitter.com/instvotorantim.