Nesta segunda-feira (26/6), 54 médicos cubanos desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é a recomposição do Programa Mais Médicos em Minas Gerais.

Como explica a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, essas médicas e médicos chegam paras preencher o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do programa.

“Antes de desembarcar em Belo Horizonte, esses profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília, e receberam capacitação voltada para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Todos eles são profissionais com formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas”, afirma Ana Paula.

A previsão é a de que outros 22 profissionais desembarquem, na próxima quarta-feira (28/6), nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão. Dessa forma, o total de médicos para compor o quadro do programa chegará a 76 profissionais.

Três Marias será beneficiada recebendo a médica cubana Maria de Lourdes Quirantes Menendez

Profissionais vão recompor o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros solicitantes

Profissionais vão recompor o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros solicitantes

O Programa

Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país.

Dessa forma, o programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do país, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.

Os profissionais que integram o programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Saiba mais sobre a atenção primária e o Sistema Único de Saúde em www.saude.mg.gov.br/sus.