O Grupo Votorantim está procurando jovens talentos para participar de seu Programa Trainee 2016. Recém-formados antenados, engajados e empreendedores podem se inscrever pelo site produzindofuturos.com.br até dia 31 de agosto para ter a chance de entrar no time da holding. Ao todo, serão ofertadas 36 vagas para as empresas Votorantim Metais, Votorantim Cimentos, Votorantim Siderurgia e Votorantim Energia.

O Programa Trainee 2016 tem duração de 14 meses, com início em janeiro de 2016. Ele permite que o jovem profissional viva experiências transformadoras, por meio de programas de capacitação, mentoring e job rotation. Além de cursos na universidade corporativa do Grupo – a Academia Votorantim –, o trainee tem a oportunidade de participar do Programa Potenciar, que reúne talentos do Grupo Votorantim em grupos multidisciplinares para desenvolver projetos de novos negócios e de transformações em processos, com a orientação de lideranças.

O resultado dessa iniciativa é o Projeto Desafio, quando os trainees têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam durante o Programa Potenciar, por meio do desenvolvimento de projetos em setores e processos estratégicos para o Grupo, vinculados a retornos qualitativos e quantitativos. Durante o Programa, a Companhia abre a possibilidade de jovens experimentarem áreas diferentes das que estão inseridos, por meio do job rotation. Essa experiência pode ser, inclusive, em operações fora do Brasil, como é o caso de quem opta pela Votorantim Metais, que possui oito unidades operacionais em Minas Gerais, é a quinta maior produtora de zinco do mundo e a maior produtora de níquel eletrolítico da América Latina.

“Um dos momentos marcantes da minha experiência como trainee foi a participação do ‘Projeto Desafio’, quando tive a oportunidade de conhecer outras Unidades, aumentar minha rede de relacionamentos e ter o trabalho de nossa equipe apresentando para a diretoria”, relembra Fernando Fernandes, ex-trainee da Votorantim Metais e atualmente coordenador de Produção da Unidade Poços de Caldas – de lavra de bauxita.

Alguns dos projetos que contaram com a participação de Fernando ganharam destaque na empresa e resultaram na otimização do aproveitamento dos recursos minerais, intensificação da segurança dos empregados, redução da geração de resíduos sólidos e aumento da vida útil da barragem da Unidade Miraí. Além disso, os trabalhos geraram economia de cerca de R$ 5 milhões, só no período de agosto a dezembro de 2013.

Sobre o Programa de Trainee, Fernando só tem elogios. “Quando me formei em engenharia de minas na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Conselheiro Lafaiete (MG), participei de alguns processos seletivos, e o da Votorantim foi o programa que mais me apresentou oportunidades de desenvolvimento profissional”, ressalta.

De acordo com a gerente geral de Atração e Desenvolvimento da Votorantim Metais, Jane Teixeira, a Companhia busca jovens com perfil empreendedor, flexível, simples, protagonista e com facilidade de relacionamento. “Procuramos talentos de diferentes formações e áreas de interesse, que estejam alinhados com os valores e as crenças da Votorantim Metais. Valorizamos a diversidade e a multidisciplinaridade no nosso Programa, permitindo que esses jovens transitem em diferentes setores da Companhia. Nosso objetivo é formar líderes com potencial de crescimento nos diversos negócios da Organização”, explica.

Com direito a tapete vermelho

O compromisso da Votorantim Metais com o crescimento sustentável e a qualidade de vida de seus empregados também foi determinante para a escolha de Júlia Martins, ex-trainee e engenheira química da Unidade Juiz de Fora, a participar do Programa. “Escolhi a Votorantim pela perspectiva de crescimento rápido, networking e visão global do negócio”, pontua.

A profissional participou de capacitações na Academia Votorantim, em São Paulo, além de um benchmarking na Votorantim Siderurgia. “O intercâmbio entre profissionais de diferentes negócios é um diferencial do Programa. Costumo dizer que o Programa de Trainees abre as portas da frente, com direito a tapete vermelho, pois a visibilidade que temos é muito grande. Fizemos vários treinamentos e pudemos estreitar relacionamento com grandes profissionais de todas as Unidades da Votorantim Metais”, conta a belorizontina de 28 anos, que está prestes a completar cinco anos na Companhia.

Processo de seleção

O processo de seleção será dividido em três fases, todas eliminatórias. A primeira parte é online, quando serão avaliados o currículo e o perfil de cada candidato, que deve ter aderência às crenças da Votorantim. Nessa fase online, o jovem profissional passa por testes de lógica e inglês. Na transição da etapa online para presencial, os candidatos participam de ações de engajamento, incluindo um videochat com os presidentes das empresas e contato telefônico direto com gestores da Votorantim. A segunda fase é uma dinâmica de grupo, na qual os candidatos serão avaliados em testes presenciais. Está prevista a participação, nessa fase, de 7 a 10 candidatos por vaga. A terceira fase, final, é um painel de discussões e entrevistas com os executivos da companhia, da qual participam 3 candidatos para cada vaga. A previsão é de que todo o processo de seleção seja finalizado em outubro de 2015.