Foi realizada no último dia 10 de abril de 2013, em Três Marias, a cerimônia de formatura dos 30 monitores do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Votorantim Metais (VM). Os monitores graduados têm entre 12 e 16 anos e são filhos de colaboradores da empresa. Ao longo do ano de 2012, o grupo de monitores participou de ações que envolveram alunos e professores de escolas públicas, além da comunidade de Três Marias e região e comunidades ribeirinhas.

Monitores do Programa de Educação Ambiental – Votorantim Metais

Monitores do Programa de Educação Ambiental – Votorantim Metais

“Sinto um orgulho imenso ao ver o envolvimento dos jovens de Três Marias em uma causa tão importante. Gostaria de parabenizar cada um dos monitores que fizeram a diferença como defensores da natureza. Espero que vocês continuem sendo guardiões do meio ambiente”, afirma o gerente geral do Sistema Três Marias, Fernando Rezende Duarte.

Nos últimos 12 meses, os jovens atuaram como guias, visitando as escolas da região e recebendo visitantes na área operacional da Votorantim Metais. Hoje, os monitores estão aptos para serem multiplicadores do conhecimento e promoverem a educação ambiental no meio familiar e nas comunidades onde vivem.

Resultados do PEA 2012

Durante o evento de certificação dos monitores, foram apresentados os resultados obtidos em 2012 e as principais principais atividades desenvolvidas pelos jovens monitores.

Uma delas foi o Calendário Ecológico, que consistiu em visitas às escolas públicas da região para comemorar datas relativas ao meio ambiente, como o Dia Mundial da Água (22 de março), Dia da Conservação do Solo (15 de abril), Semana da Reflexão Ambiental (maio), Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (agosto), Dia da Árvore (21 de setembro), Dia de Defesa da Fauna (22 de setembro) e Dia do Rio São Francisco (4 de outubro).

Outras atividades desenvolvidas com auxílio dos jovens monitores foram as Ações Educativas. Divididos em grupos compostos por cinco integrantes, os monitores ministraram palestras e apresentações em campo sobre os seguintes temas: metalurgia e desenvolvimento sustentável, circuito integrado, coleta seletiva, trilha interativa e biodiversidade e arborização. Durante a cerimônia, o monitor Lincoln Vinicio Lopes Borges ilustrou essa atividade apresentando o trabalho sobre coleta seletiva, realizada por seu grupo.

Os monitores participaram, ainda, do Circuito Anual de Palestras Socioambientais e em ações de recuperação das veredas da Tolda e do Bonfim (Três Marias) e doCórrego da Porta (São Gonçalo do Abaeté). Com a ajuda da comunidade, os monitores ambientais também participaram de uma barqueata ecológica, que contou com 20 embarcações de voluntários e com a presença de pescadores, ribeirinhos, estudantes, turistas e da Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo do Abaeté. A força-tarefa conseguiu recolher cerca de três toneladas de lixo nas margens do Rio São Francisco (numa distância que vai da BR-040 até o Rio Abaeté).

Ao todo, em 2012, o Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolveu 26 ações educativas e 22 palestras. Estima-se que cerca de 1.500 alunos e professores de diversas escolas públicas da região foram atendidos. Além disso, os monitores foram responsáveis por terem guiado a visita de mais de 700 pessoas na área operacional da Votorantim.

Expectativas para 2013

Após a entrega dos certificados aos monitores do PEA 2012, foi apresentada a nova turma de monitores.O gerente geral do Sistema Três Marias, Fernando Rezende Duarte adianta que os trabalhos do PEA 2013 estarão focados num envolvimento ainda maior da família e da comunidade: “a Unidade Três Marias da Votorantim Metais atinge a excelência na busca pela sustentabilidade graças ao envolvimento de toda a comunidade e, em especial, à família. E esse é o foco do Programa de Educação Ambiental. Por isso, gostaria de agradecer aos pais por terem permitido a participação de seus filhos neste projeto. E também aos pais dos novos monitores, por continuarem acreditando neste programa da Votorantim. É preciso trabalhar construindo alianças em prol de um mundo melhor. E só podemos construir se a família estiver envolvida, se todo mundo estiver engajado”.

Gerente geral do Sistema Três Marias - Fernando Rezende Duarte

Gerente geral do Sistema Três Marias - Fernando Rezende Duarte

Programa Educação Ambiental

Desenvolvido pela Votorantim Metais (VM) desde 2006, o Programa Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo divulgar princípios e boas práticas de segurança e preservação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel para a construção de uma sociedade sustentável. A iniciativa representa uma das formas de diálogo entre a Votorantim Metais e a comunidade.

As ações do PEA contemplam o treinamento de alunos e professores, atividades de preservação do meio ambiente com base no calendário das principais datas comemorativas ambientais, plantação de mudas e sementes, palestras nas escolas e visitas à área operacional da Unidade Votorantim Metais.

Entre os principais temas abordados pelo PEA, destacam-se a biodiversidade, arborização, coleta seletiva, reciclagem, desenvolvimento sustentável, preservação da fauna e da flora, conservação do solo, poluição do ar, uso racional da água e possibilidades de aplicação do zinco no cotidiano dos cidadãos.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 8,9 bilhões em 2011 e aproximadamente 10 mil funcionários.