Dois projetos desenvolvidos pela Votorantim Metais (VM) foram vencedores do 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, promovido pela revista Minérios & Minerales. Os cases premiados foram “Projeto de redução do consumo de ácido sulfúrico na produção de zinco”, de autoria do engenheiro químico da Unidade Três Marias, Diogo Henrique de Carvalho; e “Emergência – cargas perigosas”, de autoria do técnico em Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) e Segurança do Trabalho da Unidade Juiz de Fora, Paulo Roberto Sales Rocha.

O Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira teve como objetivo divulgar as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. Os cases vencedores foram publicados na edição imprensa da revista Minérios & Minerales.

Na categoria “Processo”, o case “Projeto de redução do consumo de ácido de sulfúrico na produção de zinco”, do engenheiro químico da Unidade Três Marias, Diogo Henrique de Carvalho, relata o trabalho pelo qual o autor foi o responsável técnico. Segundo ele, o objetivo do projeto foi reduzir o consumo de ácido sulfúrico na etapa de lixiviação (extração) ácida do zinco. Antes de o projeto ser implantado, em 2011, Carvalho, junto a uma equipe multidisciplinar, observou que o consumo relativo à massa de ustulado de zinco alimentada no circuito era de 649 quilos por tonelada.

Após realização de benchmarking na própria Votorantim Metais, o trabalho do engenheiro foi o de propor uma redução de 300 quilos por tonelada de ustulado na Unidade Três Marias da Votorantim Metais. O projeto, desenvolvido na Unidade no período entre junho de 2011 e novembro de 2012, resultou na redução de 75% do consumo de ácido de sulfúrico e numa economia de cerca de R$ 3 milhões.

Vencedor na categoria “Segurança do trabalho”, o case “Emergência – cargas perigosas”, do Técnico em Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais, Paulo Roberto Sales Rocha, consiste no relato de ações executadas pela empresa para reduzir riscos de acidentes envolvendo o Transporte de Cargas Perigosas. Estima-se que esses veículos carreguem, diariamente, 300 toneladas de ácido sulfúrico e 40 toneladas de dióxido de enxofre líquido (subprodutos do zinco), que são distribuídas por todo o Brasil, como também insumos recebidos na Unidade (PAE- Pó de Aciaria Elétrica), Amônia, Diesel entre outros.

Para evitar acidentes, a Votorantim Metais implantou um processo de avaliação de todas as rotas por onde são transportadas as cargas, das transportadoras, do tipo da carga e do motorista, que tem início já na recepção do veículo para carregamento. Quando aprovado, o caminhão é pesado e carregado. Após esse processo, o veículo é inspecionado novamente para a verificação da estanqueidade (se não há vazamentos) e pesagem. Se aprovado, é liberado para fazer a viagem. Caso a avaliação aponte excesso de peso ou vazamentos, é realizado o procedimento de correção. O veículo só é liberado para levar o carregamento se essas correções forem feitas.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 9,2 bilhões em 2012 e aproximadamente 10 mil funcionários.

premio minerios e minerales