Em Minas Gerais, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias são exemplos de municípios que superaram suas respectivas metas no ano de 2017 para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação. Como o próprio nome sugere, o índice é um medidor de qualidade da educação básica. O cálculo leva em consideração a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Além de estarem localizados no noroeste mineiro, os municípios compartilham mais uma característica: ambos fazem parte da Parceria Votorantim Pela Educação (PVE). Focado na melhoria da educação pública nos municípios em que as empresas investidas da Votorantim estão inseridas -como é o caso da Nexa, em Três Marias -, o programa reúne, anualmente, profissionais da educação para grupos de trabalho voltados para a capacitação.

Esforço conjunto

O programa abrange várias instituições. A metodologia é desenvolvida pelo Instituto Votorantim, que envia facilitadores aos municípios para mediar as reuniões. O CEDAC - Comunidade Educativa, é responsável por fundamentar o programa por meio de materiais de apoio aos profissionais. A execução fica por conta das Secretarias Municipais de Educação.

“O objetivo é formar um grupo de mobilização que envolva diversas representatividades, não apenas do sistema educacional mas da comunidade de um modo geral”, afirma Alice Castilho, analista de projetos Sociais & Desenvolvimento Local da Nexa.

Os participantes são divididos em três grupos: o primeiro de gestores educacionais ligados à Secretaria Municipal; o segundo - de gestores escolares - é formado por diretores e professores da rede municipal; e, por último, existe um grupo de mobilização com membros de órgãos não governamentais e da sociedade civil.

Neste ano, o foco dos trabalhos tem sido na importância da leitura para a melhoria da qualidade da educação. Em Três Marias, a temática está alinhada ao projeto “Caminho das letras”, que visa promover momentos de leitura durante as aulas. “Nosso objetivo é incentivar o hábito e mostrar que além de proporcionar aprendizado, pode ser prazeroso. O ideal é que os alunos leiam desde receitas de bolo, até clássicos da literatura”, afirma a Secretária de Educação da cidade, Cléria Maria de Oliveira.