Resgatar e valorizar as raízes dos municípios mineiros, por meio da arte, da cultura e do contato com as belezas naturais. Essa é a proposta do “Festival das Montanhas e Águas de Minas” que, pela primeira vez, chega à cidade de Três Marias, no período de 13 a 15 de junho. Uma diversa programação gratuita irá ocupar a Vila das Águas - espaço montado na Praça Castelo Branco - com shows musicais, oficinas e apresentação de teatro infantil, caminhada e pedalada ecológica, cozinha show, feira de artesanato e gastronomia. Mais informações pelo Instagram @dasmontanhaseaguasdeminas.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apresentação da Cemig, apoio da Prefeitura de Três Marias, Nexa, Sebrae MG e Sicoob.
O “Festival das Montanhas de Águas de Minas” é promovido conjuntamente com o “Festival do Patrimônio Cultural de Três Marias – Etapa Gastronômica”, evento que completa a 9ª edição fomentando o turismo, a gastronomia e a cultura, por meio da valorização da culinária local como patrimônio imaterial do município. Como atração principal, os dois festivais presenteiam o público com show do cantor e compositor Renato Teixeira, no dia 14 de junho, sábado, às 21h.
Realizado pela New View Entretenimento, o “Festival das Montanhas e Águas de Minas” acontece desde 2022 e já passou pelos municípios de Itabirito e Rio Acima e por Acuruí/Distrito de Itabirito. Rud Carvalho, idealizador e realizador do projeto, conta que a ideia do festival é percorrer por cidades mineiras dotadas de belezas naturais e de tradições culturais. “Essas são as referências para o festival. “Essas são as referências para o festival. O “Montanhas e Águas de Minas” é um evento que busca colocar a relação do homem com a natureza no centro, por meio de atividades gratuitas, e também oferecer uma programação artística que valorize a cultura local, sempre atrelada ao tema.”
Em Três Marias, o festival celebra as belezas hídricas da região, com o tema “Mar de Minas”, lembrando que a represa da cidade é uma das maiores do Brasil e um símbolo da força hídrica de Minas Gerais. Suas águas formam um imenso espelho d’água que transforma a paisagem, sustenta a biodiversidade e movimenta a economia local, conforme destaca Rud Carvalho. “A represa de Três Marias abastece cidades, permite a prática de esportes náuticos, fomenta o turismo e ainda é fonte de subsistência para comunidades ribeirinhas e pescadores artesanais. É também peça-chave no equilíbrio ambiental da região, auxiliando na regulação do clima e na conservação de áreas naturais ao seu redor. O ‘Festival das Montanhas e Águas de Minas’ celebra essa grandiosidade ao convidar o público a se reconectar com a beleza, a abundância e o valor simbólico das águas de Minas”, sublinha.
Mín. 13° Máx. 26°