O lagonoticias procurou o setor de epidemiologia da Prefeitura de Três Marias para saber a situação do combate ao mosquito Aedes aegypti, segundo o coordenador do setor Valter Josafa (Juninho do hospital) a situação hoje e mais amena do que nas cidades da região, apesar dos 46 casos confirmados até o momento, a situação só não esta pior pelo trabalho desenvolvido através de ações como o mutirão da limpeza e combate nas residências e a participação das Igrejas, escolas, cdl e empresas privadas.

Maior Problema

Segundo Juninho a situação mais complicada são os lotes vagos, onde muitos destes lotes estão cheio de focos e em muitos casos os proprietários destes são desconhecidos e não podem ser notificados.

Residências

80% dos focos do mosquito estão dentro das residências daí a importância de todos os moradores ficarem atentos aos seus quintais, outra informação importante e que o mosquito voa em media a 1 metro de altura e em um raio de 300 m e vive 45 dias.

Importância dos dados

Segundo Juninho é muito importante que as pessoas que procuram a rede particular de saúde notifiquem ao setor de epidemiologia da prefeitura em caso de exames positivos, pois todas as ações do governo de minas são baseadas em números.

46 casos confirmados

Até o momentos foram 46 casos confirmados, mas este numero pode ser maior porque muitos não procuram os serviços de saúde e outras procuram a rede particular, o exame só pode ser feito 8 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, não foi constatado nenhum óbito por dengue em Três Marias.

A prevenção, segundo a coordenação da vigilância epidemiológica da cidade, está no trabalho em equipe da população junto com a prefeitura, a equipe de combate ao mosquito em Três Marias conta hoje com vinte agentes.

Outro problema sério no combate da dengue é o difícil diagnóstico da doença. Segundo o Ministério da Saúde, de cada 10 pessoas contaminadas, só uma é diagnosticada, porque para a maioria das pessoas os sintomas são brandos e não são percebidos como dengue. A impressão é de um início de gripe ou um resfriado bem leve e, nesses casos, o diagnóstico também é importantíssimo.

A coordenação da epidemiologia informa que todas as pessoas que sentirem sintomas que podem ser de dengue procurem imediatamente uma unidade de saúde para que os o paciente possa ser medicado até o momento de fazer o exame para confirmação e que a previsão é que a partir do próximo mês os casos diminuem com a diminuição das chuvas e chegada do frio.

A situação requer que todos façamos nosso papel, que verifiquem possíveis riscos, seja no nosso domicílio ou no de outra pessoa. Para tirar duvidas ou denunciar alguma situação de risco entre em contato com a equipe de epidemiologia da Prefeitura de Três Marias o numero é 3754 5641.

Dengue