Continuidade do programa prevê novos encontros de formação com profissionais de educação, oficina com crianças, adolescentes e reunião de mobilização com a comunidade

O Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) realiza, na próxima semana, seu segundo ciclo, reunindo técnicos de Secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, além de representantes da comunidade para qualificar a educação no município. Serão promovidos, entre os dias 11 e 13 de julho, encontros para dar continuidade às formações em gestão educacional, gestão escolar e atividades de mobilização. O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e as empresas Votorantim, com parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC. Em Três Marias, é realizado pela Votorantim Metais.

Neste ano, o PVE tem como tema Espaços Escolares como Ambientes de Aprendizagem. O objetivo é avaliar se os locais promovem boas experiências e aprendizagens aos alunos e se atendem aos parâmetros de funcionamento previstos pelo MEC. Essa ação terá como resultado a criação de um documento orientador para a melhoria permanente desses espaços. Os diretores e coordenadores pedagógicos vão refletir sobre aspectos similares, atentos a como os ambientes das escolas estão organizados e como são utilizados.

A ideia é que, ao longo do processo formativo, os gestores busquem transformar os seus espaços escolares conferindo cada vez mais uma dimensão educativa a eles. “Os professores e diretores estão se engajando e está sendo muito interessante repensar os espaços das escolas, lançando um olhar diferenciado para eles”, afirma a secretária municipal de Educação de Três Marias, Cléria Maria de Oliveira Melo.

Dentro dessa temática, ocorrerá, quarta-feira (12), às 18h, uma reunião de mobilização na Praça da Matriz, local escolhido pela comunidade trimariense a ser transformado em ambiente de aprendizagem. Entre as ações que serão realizadas estão contações de histórias, oficinas de artesanato, atividades de meio ambiente, entre outros. Na primeira parte da reunião, o grupo fará o levantamento dos principais aspectos abordados no Ciclo I, revendo as propostas do plano de ação para reestruturação, e irão propor novas ações para o Ciclo II. Também receberão a devolutiva da Matriz de Competência, estrutura desenvolvida como oportunidade formativa no desenvolvimento de competências em mobilização social na colaboração de uma educação social de qualidade. O encontro ainda irá ressaltar a importância de alunos e instituições locais de se mobilizarem no Desafio Criativos da Escola.

O objetivo da mobilização social é a transformação de espaços da cidade tornando-os mais educativos, além de devolver vida a ambientes como praças em desuso e bibliotecas pouco aproveitadas.

Ainda na frente de mobilização, acontece a segunda oficina com crianças, adolescentes e educadores com o propósito de divulgar e incentivar a inscrição de projetos protagonizados pela infância e adolescência local no Edital Desafio Criativos da Escola.

Mobilização também em São Gonçalo do Abaeté

Pelo terceiro ano consecutivo, São Gonçalo do Abaeté também participa do PVE. Com o mesmo tema de Três Marias, o município receberá a reunião de mobilização em dois momentos: um no dia 5 de julho, às 14h, com ações de contação de histórias locais na Capela “Morro Bom Jesus”, que já passou por uma limpeza realizada pela comunidade, além de ter seu calçamento reestruturado. O outro momento de mobilização acontecerá no dia 7 de julho, às 8h, no Beira Rio, para recuperação de um espaço à beira do rio, escolhido pela comunidade na reunião no Ciclo I. Na ocasião, será realizado plantio de mudas e confecção de placas educativas.

As ações de formação com os gestores educacionais e escolares serão realizadas de 4 a 6 do mesmo mês.

Parceria Votorantim pela Educação

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas Votorantim que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios em que a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Criado em 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o IDEB - O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.