A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir, nesta segunda-feira (21/10/13), em debate público, a implantação da Política Nacional de Aquicultura e Pesca no âmbito do Estado. A atividade, que atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT), será realizada a partir das 14 horas, no Plenário.

De acordo com o deputado Rogério Correia, o debate tem o objetivo de avaliar a situação dos pescadores no Estado e iniciar a implementação de políticas públicas para a pesca artesanal em Minas. "A falta de políticas para o setor tem dificultado muito essa tradicional e produtiva profissão no Estado", justifica o parlamentar.

Durante audiência da mesma comissão realizada na última quarta-feira (16) para discutir a política estadual de abastecimento alimentar, o deputado lembrou a importância da atividade micropesqueira na garantia da segurança alimentar. A expectativa dele é de que, em Minas Gerais, seja construída uma política que, a exemplo do que vem sendo feito em relação aos agricultores familiares, considere a produção dos pequenos pescadores e aquicultores.

Convidados – Foram convidados para o debate público o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa de Oliveira Guadereto; o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Edmar Guariento Gadelha; o chefe da Sessão Técnica de Meio Ambiente da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, major Gilson de Oliveira Wenceslau; o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz; o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado, Valtin Quintino da Rocha; e os deputados federais Padre João (PT-MG) e George Hilton (PRB-MG).