A tradicional “Semana Cultural Festa de Manuelzão” que ocorre este ano entre os dias 29/06 à 07/07, no distrito de Andrequicé, em Três Marias, receberá nesta quinta-feira (4), os jovens do projeto Guia Opará, do Instituto Opará-Cultura, Meio Ambiente e Cidadania.

A programação, irá contemplar os beneficiários com uma palestra sobre “Turismo Cultural”, ministrada pelo escritor e jornalista, Pedro Fonseca e uma dinâmica em grupo, com o artista mineiro, Tinga das Gerais, às 18:00 horas, na Escola Estadual Carlos Alexandre de Oliveira.

Conforme, Silvia Freedman, presidente do Instituto Opará, essa será um ocasião importante para os alunos, uma vez que, terão a oportunidade de agregar novos conhecimentos ao conteúdo pedagógico que já vem sendo ministrado semanalmente em sala de aula.

Após o momento educativo, eles realizarão pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa de campo para avaliar a satisfação do público quanto a organização e qualidade do evento. Essa análise, produzida de forma séria por uma turismóloga, e executada pelos “Guias”, trouxe para 2013, muitos avanços para a “Semana Cultural” de acordo com José Antônio, um dos coordenadores.

Em seguida, o público e todos os jovens irão apreciar o respeitado grupo teatral Redimunho, de São Paulo, com as apresentações: Cortejo Cênico e Sarau Fogueiras para Alumiar Andrequicé.

Até o dia (07), a agenda cultural de Andrequicé e Três Marais estarão lotadas com: oficinas de música, danças, teatros, contações de histórias, encontro de folias de reis, lançamentos de livros, shows entre outros.

A “Festa de Manuelzão” há doze anos comemora o aniversário de Manuel Nardi; o Manuelzão, no dia 6 de julho, e tem como finalidade, estimular e divulgar a cultura regional para todo o mundo. Manuelzão faleceu em maio de 1997, aos 92 anos.

O projeto Guia Opará, lançado em 2011 pelo Instituto Opará-Cultura, Meio Ambiente e Cidadania em parceria com o Instituto Votorantim e Votorantim Metais unidade de Três Marias, nasceu para desenvolver a capacitação de jovens nas áreas de turismo, lazer e meio ambiente.

Seu objetivo é oferecer serviços de qualidade à comunidade, mão de obra especializada para se trabalhar nas diversas áreas turísticas dos municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, cidades atendidas pelo programa e que recebem um grande número de turistas durante todo o ano por serem cercadas pelas águas rio São Francisco, cachoeiras, o cerrado, lago de Três Marias entre outros atrativos.