O trimariense que não estava com a documentação pessoal em dia saiu da Praça Castelo Branco neste sábado mais preparado para exercer sua cidadania. A Parceria Nexa Comunidade ofereceu, no último sábado (1º), serviços de emissão de CPF e das carteiras de identidade e trabalho para os cidadãos, que também tiveram acesso a orientações jurídicas diversas e consulta ao SPC e Serasa.

A assistente administrativa Kely Aparecida, que trouxe a filha Julia para regularizar a documentação, elogiou a iniciativa. “É muito bom poder contar com tamanha variedade de serviços em um só espaço. Quase toda a cidade veio conferir, por isso foi também uma oportunidade para rever os amigos”, afirma.

No evento, a população também teve acesso a diversos exames médicos de rotina. Foram oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão, teste de acuidade visual, medição de glicose e massa corporal, além da instalação de uma unidade móvel odontológica. Quem estava munido do cartão de vacinação teve acesso a doses de vacinas como Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV e Hepatite B.

Para a auxiliar de serviços gerais Aparecida de Fátima Chaves, a programação voltada para a saúde foi destaque. “Além de fazer um check up, ainda tivemos orientações importantes sobre como colocar em prática as mudanças de hábitos que os médicos tanto recomendam”, afirma.

Atividades relacionadas à educação ambiental, como orientações sobre cultivo de plantas e distribuição de mudas e húmus, complementaram a programação. A longa fila que se formou diante do caminhão da Nexa não impediu que pessoas como a aposentada Neuza Maria saíssem do evento com suas próprias mudas. “Gosto muito de plantas e estou sempre buscando espécies novas. Hoje vim pegar um Coco de Buriti para plantar em casa”, conta.

Não faltaram opções de lazer e serviços. O motorista Wederson de Vasconcelos, por exemplo, foi ao evento com um objetivo já traçado. Mas conta que não perdeu a oportunidade de usufruir das demais atrações. “O que mais me atraiu foram os cortes de cabelo gratuitos, mas no caminho aproveitei e passei também na tenda das orientações ao microempreendedor”, relata.

As crianças se divertiram na rua de lazer e nas oficinas de leitura e contação de histórias. O evento contou ainda com apresentações de artistas locais e um aulão de alongamento e aeróbica. “Eu e minha filha não resistimos à animação contagiante da aula de zumba”, conta a operadora de caixa, Karina da Conceição.

Realizado pela Nexa em parceria com a Prefeitura de Três Marias, Associação Comercial/CDL, a Agência de Desenvolvimento do Três Marias, SEST SENAT, Lions Clube/Rede Lago e a FIEMG, o evento teve como objetivo mobilizar atores estratégicos do município em prol do bem-estar da população de Três Marias. “Promover a valorização da cidadania e da solidariedade é uma das estratégias que utilizamos para estreitar nosso relacionamento com a comunidade”, afirmou o gerente geral da Unidade da Nexa em Três Marias, Warley Pereira.