Iniciativa realizada anualmente pela Votorantim Metais e Instituto Votorantim mobiliza os envolvidos e realiza consulta lúdica com os alunos

As atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) em 2016 avançam em Três Marias, com o início do segundo ciclo da iniciativa. A segunda fase ocorreu de 8 a 10 de junho e promoveu um novo encontro de mobilização entre diretores, pedagogos e a Secretaria Municipal de Educação. Além disso, também foi realizada uma consulta lúdica com crianças e adolescentes envolvidos com a iniciativa para conhecer a avaliação desses estudantes a respeito do ensino e sugestões de melhorias.

Realizada pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim, em parceria com a prefeitura, o PVE deste ano tem como tema a Avaliação de Aprendizagem. No início do ano já havia sido realizada uma reunião de mobilização entre diretores, educadores, especialistas, alunos e representantes das comunidades de Três Marias. O PVE foi apresentado com o objetivo de envolver a comunidade e mostrar que todos podem participar ativamente da construção de uma educação de qualidade. No período, alunos também foram envolvidos para que participassem do Desafio Criativos da Escola.

“Já no segundo ciclo, tivemos a continuidade desse processo e os profissionais envolvidos continuaram o debate e a reflexão sobre a educação que podemos construir juntos. Com a consulta lúdica, o intuito foi conhecer a opinião dos jovens sobre a escola, o que eles desejam e o que é preciso mudar. Foi um canal de diálogo para pautar e inspirar a transformação da educação”, ressalta Heloísa Pacheco, formadora do PVE.

Ao todo, 20 jovens de escolas municipais participaram da consulta. Para Heloísa, eles são os verdadeiros protagonistas da mudança e por isso a necessidade de se acompanhar de perto o desenvolvimento do aprendizado. “As discussões do PVE trazem esse olhar para os educadores. Como crianças e adolescentes estão mobilizados e envolvidos com as atividades, os educadores passam a ter essa visão, o que faz toda a diferença”, ressalta.

Elane Aparecida Xavier Ribeiro, pedagoga da Escola Municipal Rosa Pedroso, em Três Marias, concorda com a formadora do PVE, e aposta no envolvimento dos alunos para melhorar ainda mais a educação. “Os debates, principalmente, com a participação de outros públicos, como estudantes, pais e as comunidades, fortalecem a educação e proporcionam mudanças positivas”, diz. Ela acrescenta que o dia a dia dos professores é muito dinâmico e que a formação do PVE contribuiu para que os educadores ampliassem sua visão e até traçassem um plano de ação para melhorar ainda mais a aprendizagem.

Para Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, o segundo ciclo de atividades é mais uma oportunidade de refletir sobre a educação pública e o futuro que educadores e alunos almejam. “A participação dos jovens no processo é fundamental para que as instituições de ensino conheçam os pontos fortes e também avaliem os aspectos que podem melhorar. É preciso envolver crianças e adolescentes no processo para que eles possam dar a sua contribuição, no intuito de serem os protagonistas de uma melhoria contínua da educação”, afirma.

Este ano, o PVE beneficia 15 escolas públicas de Três Marias. O objetivo do programa é contribuir para a formação da gestão pública e mobilização da comunidade, com foco na qualidade da educação na região.

Parceria Votorantim pela Educação

O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman. Em 2015, foram 13 municípios atendidos, com resultados para 234 escolas públicas e benefício direto para mais de 5 mil alunos. Para este ano, serão 18 municípios apoiados, com resultados para 291 escolas públicas.

A novidade deste ano é a entrada de seis novos municípios: Brasilândia/MS, Governador Mangabeira/BA, Juquiá/SP, Juiz de Fora/MG, Alumínio/SP e Caçapava do Sul/RS. Seguem fazendo parte do PVE as cidades de Selvíria/MS, Conceição da Barra/ES, Aracruz/ES, Cajamar/SP, Imbituba/SC, Paulista/PE, Primavera/PA, Três Marias/MG, Rondon do Pará/PA, Niquelândia/GO, Aripuanã/MT e São Gonçalo do Abaeté/MG.

Desde que começou em Três Marias, há seis anos, o PVE apresenta resultados surpreendentes com a mobilização de educadores e envolvimento de pais e alunos com o projeto. As ações não ficam restritas às salas de aula e sempre estimulam a comunidade a criar um ambiente educativo. No município e em São Gonçalo do Abaeté, o PVE já passou por etapas importantes a favor da educação, como aplicação do Índice de Qualidade da Educação (Indique) nas escolas públicas, que identificou as vulnerabilidades e contribuiu para o planejamento de novas ações.