A Caminhos de Rosa atualmente é um festival desportivo, que conta com provas de MTB e Corrida, ambas ultramaratonas.

Nosso caminho tem como inspiração a rota que Guimarães Rosa fez em 1952, que saia de Três Marias, e chegava em Araçai. Foi neste caminho que ele buscou inspiração para terminar sua principal obra Grande Sertão Veredas, tido como a principal obra brasileira do século passado, pelo The Guardian e Folha de São Paulo, única representante entre as 100 melhores obras do século passado.

A ultramaratona de MTB ocorre sempre no final de semana seguinte ao dia dos Pais, uma época onde o sertão é sertão de verdade, com muita poeira e sequidão, com a umidade relativa do ar chegando a 8%. A temperatura é outro fator determinante, ela ocila entre 44º C durante o dia e 8º C a noite.

A prova de MTB tem se tornado cada vez mais especial, sendo também uma das maiores provas de MTB non-stop do mundo.

A prova atualmente conta com 2 distâncias, a prova principal, de 300 km, com largada de Três Maria chegando em Cordisburgo, um desafio que dura 30 horas. O recorde da prova e do Magno Pierre, 13 horas e 54 minutos. Um percurso somente em estrada de terra, alterna trechos de muita areia e poeira, essa por sinal é “charme” da prova, pois pode ter até 30 cm de profundidade, o que dificulta saber aonde a roda passa ao certo.

Já a prova de 140 km, tem a largada as 13 horas, para que os competidores possam contemplar o por do sol, e claro pedalar pela solidão do sertão mineiro. Com a noite, vem a solidão e o silêncio. Neste momento a prova é marcada com mais 500 pisca-pisca para facilitar a marcação noturna. Esse desafio começa em Morro da Garça, e termina em Cordisburgo.

Para o próximo ano também haverá uma maratona, 57 km com mais de 1.500 metros de ganho altimetrico, com largada prevista para o domingo cedo. Uma prova para que todos possam desfrutar um pouco do sertão que inspirou Guimarães Rosa.

Quer saber mais sobre a prova, acesse www.caminhosderosa.com.br

Para contato diretor@caminhosderosa.com.br  - 31 9 99208-0696