O Programa Minas Olímpica /Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas, de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos.

Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino. As modalidades disponíveis no JEMG são:

Atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação) e xadrez.

Modalidades paralímpicas: Bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Etapa Municipal em Três Marias

A primeira etapa da competição acontece com as modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol). Foram inscritos 11 escolas nesta etapa: E.E. Carlos Alexandre de Oliveira, E.E. João Guimarães Rosa, E.E. José Ermírio de Morais, E.E. Manoel Pereira de Freitas, E.M. Antonio Fonseca Leal, E.M. Geralda Márcia P. Gonçalves, E.M. Memorial Zumbi, E.M. Policena Alves de Amorim, E.M. Rosa Pedroso de Almeida, E.M. Ve. Carlindo Nascimento Gaia e IEBG - Instituto Educacional Barreiro Grande.

Os jogos acontecerão no período de 24 a 28 de fevereiro no Ginásio Poliesportivo Manuel Nardi de 07:30 às 17:00 horas. Os jogos de basquetebol na quadra do IEBG.

Serão disputados 38 jogos sendo 21 de FUTSAL, 15 de HANDEBOL e 02 de BASQUETEBOL com a participação de aproximadamente 414 alunos-atletas da rede pública de ensino e privada de Três Marias.

A Prefeitura Municipal através da SEMED– Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SECETUR - Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Turismo, organiza e oferece todo suporte logístico e os custos da competição. Maiores informações sobre o JEMG/2014 pode ser visto no site oficial da competição: jogosescolares.esportes.mg.gov.br

Caso queira, você poderá visualizar ou baixar a tabela com todos os jogos, basta clicar no link abaixo (arquivos anexos):