As iniciativas e práticas de utilização da água adotadas nas unidades de operação da Votorantim Metais foram reconhecidas pelo Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, promovido pelo Grupo Ecológico. O case Gestão de recursos hídricos foi o vencedor da categoria Melhor exemplo em Água. A cerimônia de premiação foi realizada na última segunda-feira, dia 9, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte (MG).

Atividade permanente em todas as unidades da Votorantim Metais, a gestão de recursos hídricos é resultado do compromisso da empresa com a preservação da água e do meio ambiente. O case finalista do prêmio relata ações realizadas pela empresa com relação à otimização e redução do consumo de água nas operações.

Resultado de investimentos contínuos em aplicações de novas tecnologias, pesquisas e estudos de melhoria e mitigação de riscos e impactos, as iniciativas se baseiam em diretrizes operacionais e buscam desenvolver ações de melhoria contínua de gestão e aumentar o volume de recirculação de água.

“É motivo de muito orgulho para a Votorantim Metais ser reconhecida pela sociedade como uma empresa que preza pela responsabilidade social e ambiental. O Prêmio Hugo Werneck está alinhado ao nosso objetivo e é resultado direto de um trabalho conjunto, voltado para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos”, ressalta Alexandre Gomes, diretor de Tecnologia da Votorantim Metais.

Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza tem como objetivo reconhecer pessoas, empresas e instituições que buscam caminhos mais ambientalmente responsáveis e que incentivam novas ações e atitudes. O nome do prêmio é uma homenagem ao ambientalista mineiro e militante pelas ações sustentáveis Hugo Werneck, falecido em 2008. Hugo Werneck foi fundador do Centro para a Conservação da Natureza e ex-presidente da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

Meta 2020

Alinhada à Votorantim Industrial (VID), a Votorantim Metais incorporou no planejamento estratégico metas específicas de curto e longo prazo, a serem cumpridas até o ano de 2020. Uma delas é a recirculação de 100% da água utilizada em todos os processos industriais. Atualmente, o índice médio de recirculação está em 49,5% (base 2012).

No Negócio Alumínio da Votorantim Metais, a água captada, inclusive das chuvas, é coletada, tratada e reutilizada. Na Unidade de São Miguel Paulista (SP), a recirculação da água usada na produção de sulfato de sódio anidro resulta na economia de 120 m³/dia de água industrial, reduzindo, assim, a geração de efluentes.

Em 2013, após realizar workshop para troca de experiências entre as Unidades e identificação de oportunidades, foi produzido o Manual de Balanço Hídrico da Votorantim Metais. Este material promove a aplicação de um modelo consistente e sistemático que permite identificar, mensurar, registrar e reportar informações sobre o uso da água. O manual também quantifica os fluxos de água entre os processos ou atividades desenvolvidas em cada unidade da Votorantim Metais de forma a permitir a sua contabilização de maneira padronizada.

Preservação de veredas

Entre as ações, destaca-se o projeto “Recuperação das áreas de preservação permanente de nascentes: veredas”, realizado desde 2012 na Unidade Três Marias. O objetivo desse projeto é atuar na recuperação de nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Ao realizar o diagnóstico ambiental em algumas nascentes da região, a equipe de técnicos e especialistas em meio ambiente da Votorantim Metais identificou que, entre os problemas, o de maior impacto consistia na presença de animais principalmente, o bovino, provocando o pisoteio do solo das nascentes. Os técnicos da empresa procuraram os fazendeiros locais, que apoiaram a iniciativa de cercamento da área de preservação permanente da vereda São José da Tolda para impedir o acesso do gado que circulava na área.

Outro projeto é o “Empreendedores da Água”, realizado nos municípios mineiros de Três Marias, Vazante e Fortaleza de Minas com representantes em Cataguases, Itamarati de Minas e São Sebastião da Vargem Alegre. A iniciativa tem como finalidade estimular e fomentar o empreendedorismo local para a promoção da racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos em Minas Gerais.

Premio

Representando a Votorantim Metais no evento, André Martins (consultor corporativo de meio ambiente), Alexandre Gomes (diretor de tecnologia) e Ricardo Barbosa (gerente geral de sustentabilidade)