Cheia de vaidades, Catarina foi uma moça bastante bonita, principalmente porque sempre realçava sua beleza através dos mais variados cosméticos, maquiagens e roupas bonitas.  

Catarina teve muitos pretendentes para namorar e casar, mas escolheu o Francisco, que era 18 anos mais velho. Dizem que assim, ao lado do marido, Catarina parecia ainda mais jovem. 

E mesmo após os dois filhos, a mulher se mantinha sempre bem cuidada, com o rosto muito bem maquiado e cabelos sedosos. 

Quando estava com 60 anos, Francisco infelizmente veio a falecer de uma complicação pulmonar, após pegar uma pneumonia. 

A viúva Catarina, mesmo em seu luto, não deixava de se cuidar, porém, com o passar dos anos, seus olhos não acompanhavam sua determinação em se manter jovem, e aos poucos, a catarata foi tomando conta de sua visão. 

A mulher tinha um pouco de receios em realizar a cirurgia para clarear suas vistas, e com isso, postergava aquilo que poderia solucionar seu problema ocular. 

Já estava com 68 anos, e mesmo assim, ao se olhar no espelho, em meio a algumas nuvens na frente de suas retinas, ainda enxergava uma mulher que conservava aquela beleza peculiar de outros tempos, e com isso, se sentia alegre, numa alegria que espalhava entre seus familiares, amigos e vizinhos. 

Dois anos depois, de tanto lhe aconselharem a fazer tal cirurgia nos olhos, o que seria um procedimento rápido e bem sucedido, Catarina decide enfim, se submeter aos cuidados oftalmológicos e realizar a cirurgia de catarata. 

Pobre Catarina. 

Depois da cirurgia, a mulher mudou completamente de comportamento. Sua alegria se transformou em melancolia, seu sorriso, empalideceu e a outrora feliz Catarina, se transformou numa sombra cabisbaixa que raramente saía às ruas para conversas com os vizinhos, assim como fazia no passado. 

Seus olhos foram os culpados por essa deprimida mulher que se tornou Catarina. 

Tudo porque ao realizar a cirurgia de catarata e sua visão clarear completamente, podendo enxergar cada detalhes multicores do mundo ao seu redor, quando olhou no espelho pela primeira vez, após a operação, Catarina viu uma senhora de 70 anos, de pele enrugada e cabelos esbranquiçados, que mesmo com o uso frequente de suas maquiagens e cosméticos, não rejuvenesciam mais sua pele e sua autoestima.  

Muito diferente daquela esbranquiçada e borrada Catarina mais jovem, que se enxergava com a catarata.