Os animais são sensíveis ao barulho provocado por fogos de artifício e causa medo, estresse e irritação. Além de tudo, os ruídos provocam uma sensação de insegurança e os pets interpretam como algo perigoso e nocivo. Por isso, vamos te dar umas dicas sobre o que fazer para proteger seus cães e gatos durante este período em que as pessoas usam de fogos de artifício de maneira frequente.

Vale ressaltar que a consciência é tudo e pensar nos bichinhos antes de soltar fogos seria uma boa alternativa.

Nunca deixe o animal sozinho

Neste contexto, é importante não deixar o seu cão ou gato sozinho. A presença de seu tutor ali do lado o ajudará a se sentir mais seguro. Além de tudo, estando sozinho, pode identificar mais a sensação de que está correndo perigo e fará de tudo para fugir, e pode até se machucar nessa tentativa.

Entretenha seu animal

Outra técnica é conseguir entreter seu animal para ele não se sentir tão desprotegido diante dos fogos. Dê-lhe brinquedos, faça brincadeiras e esteja sempre passando a ele a sensação de segurança.

Assim, você evitará que ele fique focado somente no barulho e brilho dos fogos que são soltos durante a virada do ano. É importante não forçar o comportamento se o seu pet estiver muito assustado buscando local para se esconder.

Abrigue bem seu animal

Quando começam os fogos de artifício, os animais logo buscam um lugar para se esconderem. É importante ter dentro de casa espaços que ofereçam segurança para seus animais e que eles possam ficar bem abrigados.

É importante que esses lugares tenham a menor infiltração de barulho possível. Nunca deixe seu animalzinho em lugar aberto e exposto ao som e luminosidade dos fogos.  Eles podem querer fugir às pressas e desesperados e com isso acabarem se machucando.

Use som ambiente

Às vezes, manter uma televisão ou som ligados podem distrair a audição do seu pet para que não sofra tanto com os impactos dos fogos.

O som de televisão ou música já são identificados pelo seu animal e ele já se acostumou. Isso ajudará muito a fazê-lo perceber menos os sons externos.

Casos extremos

Os remédios calmantes para seus pets devem ser ministrados em último caso, caso apresente convulsões pelos barulhos ou extrema ansiedade e irritação. Para esse método, é necessário consultar um veterinário que saberá qual medicamento aplicar em seu pet para deixá-lo mais relaxado.