Animais silvestres, como araras-canindé, papagaios-verdadeiros e maritacas foram soltos na natureza pelo Ibama em ação conjunta realizada com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) nessa quarta-feira (2). Vídeo registrado pelo Ibama mostra o momento de soltura de araras-canindé realizado em Januária, no Norte de Minas.

Ao todo, foram devolvidos à natureza 191 animais silvestres, sendo  50 papagaios-verdadeiros, 23 araras-canindé, oito azulões, 51 maritacas, seis iguanas, dois quatis, 21 galos-de-campina, um gambá, um golinho e um gato-palheiro (Leopardus colocolo).

A ação foi realizada em Januária e em Três Marias, em um local que faz parte do Projeto Área de Soltura de Animais Silvestres. Nesses ambientes, os animais encontram as condições ideais para serem soltos. 

Segundo a analista ambiental do Ibama, Laerciana  Matos, “alguns animais foram oriundos de entrega voluntária e recolhimento, mas a maior parte dos animais é fruto de apreensões  realizadas pelos órgãos fiscalizatórios, em operações contra o tráfico de animais silvestres".