O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Três Marias realiza um trabalho exemplar no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

São realizadas oficinas de bordado, pintura, culinária, artes manuais e jardinagem. A Oficina de Alfabetização de Adultos foi reconhecida pelo Projeto de Fortalecimento do Protagonismo de Usuários e Familiares da Rede de Atenção Psicossocial, do Ministério da Saúde.

Todas as oficinas do CAPS são auto-sustentáveis e a produção é comercializada. São feitos salgados, empadas, quitandas, mini pizzas, artesanato e muitas outras coisas.

O CAPS de Três Marias participa do Programa Aliança pela Vida, sob a Coordenação da Psicóloga Valquíria Aparecida. O Projeto tem como objetivo inserir pacientes usuários de álcool e outras drogas em comunidades terapêuticas. Este Projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social.

A equipe da Fada (Fundação Sálua Daura de Arte e Cultura) é outra parceria forte do CAPS. Os professores da fundação trabalham com os pacientes jogos teatrais, arte terapia e jogos de expressão corporal.

Os grupos existentes também são muito importantes na execução do trabalho do Centro: Grupo de Apoio às famílias dos usuários de álcool e outras drogas, Grupo de Prevenção a recaídas e Grupo de Familiares de Portadores de Sofrimento Mental.

Recentemente a sede do CAPS foi ampliada com a construção de mais duas novas salas de atendimento. O recurso utilizado veio após o CAPS de Três Marias ser credenciado no Ministério da Saúde. A Prefeitura Municipal ofereceu o complemento financeiro para a obra.

Conheça a equipe de trabalho do CAPS:

Psicólogas: Ana Maria, Valquíria Aparecida e Eduardo Netto Licarião
Médicos: Renata Faria e Fernando Dias
Enfermeira: Ludiane Gomes
Técnico de Enfermagem: Elenice Pereira
Auxiliar de Serviços Gerais: Mônica Maria
Assistente Administrativa: Virginia Nathália
Monitores: Sonia Maria- Bordado/Fabrício Dias- Culinária/Vera Lúcia -Pintura em Tecido e artes/ Tamires- Alfabetização/ Sergio Murilo- Expressão Corporal

O CAPS funciona à Rua Benjamin Constant, 07, JK , de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.