Na próxima quinta-feira, 5 de junho, a Cooperativa de Trabalho das Costureiras e Bordadeiras de Três Marias (Coopermoda) irá inaugurar sua nova sede na cidade, em um terreno próprio. Promovido por meio de recursos do ReDes, programa realizado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Votorantim Metais e prefeitura Municipal de Três Marias, o local contará com um espaço maior e novos equipamentos para a realização do trabalho das cooperadas. O evento, que comemora também os oito anos da instituição, ocorrerá às 16h, no bairro Parque Diadorim, e terá a presença do Prefeito de Três Marias Vicente Resende e de representantes do setor público e privado do município.

A nova sede da Coopermoda, que antes era um imóvel alugado, tem 390m², terreno 56% maior que o antigo. Além da isenção do pagamento de aluguel, a nova construção reservou espaços para os diversos setores produtivos da Cooperativa, como salas extensas para o corte e produção uma cozinha planejada, dois banheiros, cômodo para estoque, e espaço para recepção e setor administrativo. As obras somam um investimento de aproximadamente R$ 160 mil.

Foram adquiridos 11 novos equipamentos para a Cooperativa, que irão melhorar a qualidade e a agilidade na entrega dos produtos ofertados. As compras também irão aumentar a carta de serviços prestados pela instituição e, consequentemente, permitir a conquista de novos clientes.

Criada em 2006, a Coopermoda reúne donas de casa que costuravam como forma de garantir renda extra para a família. Atualmente, a Cooperativa conta com nove integrantes que confeccionam diversas peças de vestuário para grandes empresas de Três Marias e região. Dentre os produtos ofertados, estão diferentes tipos de camisa, calças, jalecos e bolsas. Em 2012, com os investimentos do Programa ReDes – cerca de R$ 330 mil ao todo –, a Cooperativa passou a ter condições de comercializar produtos de maior qualidade, se tornando competitiva no mercado da cidade.

Em comparação ao ano passado, dentro do período de março a maio, o faturamento da Cooperativa teve um crescimento de cerca de 40%. Parte dessa evolução está associada à gestão adotada pelas cooperadas e à realização cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa ReDes. “Acredito que nós mulheres somos muito organizadas e muito detalhistas. Somos menos vulneráveis quando surge um problema. As mulheres da Coopermoda têm garra, determinação e gostam de trabalhar. Elas gostam do que fazem”, exclama Edmírian Silva, presidente da Cooperativa.

De acordo com estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor em 2012, programa de pesquisa de abrangência mundial, mais 40% dos empreendimentos no Brasil, com mais de três anos e meio de vida, são constituídos por mulheres. Destes, 31% são mineiros. “O crescimento da Coopermoda é fruto de um investimento consistente no empreendedorismo feminino realizado pela Votorantim Metais, por meio do Programa ReDes, em Três Marias. Temos a satisfação de participar de mais uma conquista da Cooperativa que terá mais recursos e independência em sua produção, a partir da inauguração de sua nova sede”, afirma Antonio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias.

Interessadas em fazer parte da Coopermoda devem se apresentar à Cooperativa, portando o currículo e uma referência profissional, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.