Pela primeira vez, os leitos de UTI/SUS da ala Covid atingiram 100% de ocupação em Curvelo (MG).

A informação, divulgada nesta quinta-feira (3), preocupa as autoridades do município, já que Curvelo recebe também pacientes de Inimutaba, Corinto, Morro da Garça, Três Marias, Felixlândia, Santo Hipólito, Presidente Juscelino, Buenópolis, Augusto de Lima e Monjolos. Mais de 180 mil pessoas dependem do serviço de saúde oferecido pelos hospitais da cidade.

A ala Covid de Curvelo conta com 20 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de coronavírus, além de outros 20 leitos de enfermaria.

"A situação na cidade é gravíssima. O alerta que a gente faz a toda a população é que sigam todas as recomendações da secretaria de Saúde, que continuem com o isolamento, que se atentem às medidas de segurança", declarou Albany Souza, coordenador do setor de educação e saúde.

Desde o dia 8 de agosto, a microrregião de Curvelo está na ‘onda amarela’, do Programa Minas Consciente, o que permite o funcionamento de bares, restaurantes, lojas de vestuário e academias. A liberação das atividades econômicas tem sido feita de forma gradual.

Segundo a secretaria de Saúde, a flexibilização do comércio não implica no relaxamento dos cuidados de higiene e distanciamento social.

"Não é a hora de viajar, visitar os familiares, a pandemia não acabou. Todo mundo ter que ser consciente e fazer a sua parte", completou Albany.

De acordo com o boletim epidemiológico do município, das 20 pessoas que estavam internadas em leitos de UTI Covid, uma teve melhora do quadro e foi transferida para a enfermaria. Outros 15 pacientes estão internadas nos leitos de enfermaria da ala Covid.

Curvelo tem 634 casos confirmados da Covid-19, sendo 13 mortes, 594 recuperados e 27 em acompanhamento.