Já está definido que o Cruzeiro Esporte Clube será transformado em empresa até dezembro deste ano. A confirmação foi dada nesta terça-feira (26) pelo CEO do Banco de Investimentos da XP, Pedro Mesquita, e divulgada pelo colunista Jaeci Carvalho. A instituição é um dos maiores bancos de investimentos do Brasil.

Cientes ligados ao setor de Investment Bank já teriam declarado interesse em adquirir o time azul branco e 15 deles já teriam assinado um contrato de confidencialidade. A expectativa é que o negócio seja efetivado ainda nos primeiros meses de 2022, com um desses interessados.

Dentro do Cruzeiro, já existe o consenso de que essa é a melhor solução para o time e o Conselho Deliberativo já votou a favor da transformação em empresa. A Raposa, como também é chamado, entrou em uma crise sem precedentes em sua história.

Segundo declarações de Pedro Mesquita essa é a oportunidade, já que a lei permite que o clube com problema fiscal, dívida ou esteja em qualquer série, seja privatizado.

Ainda segundo o executivo, ele está de olho em cerca de 10 clubes no Brasil. Os primeiros a serem transformados em empresa serão o Cruzeiro e o Botafogo, do Rio. O time carioca também já levou o tema ao conselho, que avaliou e já assinou a favor da transformação.

Cruzeiro tem a maior torcida de Minas e isso facilita a venda

Outro item importante, que coloca o Cruzeiro como uma ótima escolha para investimentos, é o grande número de torcedores, principalmente em Minas Gerais. Uma pesquisa do Instituto DataTempo, realizada recentemente, concluiu que o time azul tem o maior número de torcedores, superando, inclusive, seu arquirrival Clube Atlético Mineiro. Conforme os dados apurados, o time celeste é o preferido de 26,51% dos mineiros. O seu maior rival, o Clube Atlético, ainda segundo a pesquisa, tem 19,97% dos torcedores do estado. O América Futebol Clube detém 0,29%.

Pedro Mesquita destacou a importância desses torcedores fieis na atração de interessados. Ele disse que, em virtude da confidencialidade, não poderia citar nenhum dos interessados, mas que Cruzeiro será o primeiro grande clube do Brasil a virar empresa. Ainda segundo declarações do representante da XP Investimentos, entre os interessados estão investidores da Europa, Estados Unidos e até do Oriente Médio. O executivo não citou os valores que podem ser envolvidos nas negociações, já que essa etapa será analisada entre novembro e dezembro. A boa notícia, segundo a publicação, é que “o Cruzeiro estará em boas mãos”.

O anúncio de que o clube será comprado por um grande investidor vem junto da expectativa de que o Cruzeiro possa se transformar em um time internacional, com uma grande estrutura de marketing, tal como alguns clubes ingleses e outros. Lembrando que em número de torcedores, o Cruzeiro já desbanca esses grandes clubes.