Se a cor amarela da cúrcuma chama a atenção, os benefícios que a especiaria pode trazer para a saúde são ainda maiores e devem ser mais explorados. Também conhecida como açafrão-da-terra, ela é muito popular na Índia e cada vez mais usada na culinária brasileira. Suas ações anti-inflamatórias atuam diretamente na prevenção de diversas doenças e podem ser grandes aliadas para a sua saúde.

Auxiliando na prevenção do câncer e no alívio de dores crônicas, o alimento, muito consumido em pó, também tem um alto poder antioxidante. Para comentar sobre o assunto, a nutricionista clínica especializada em comportamento alimentar e transtornos alimentares Mariana Herzog conversou com o Receitas sobre os benefícios e deu uma dica para você fazer em casa.

Como ela atua?

 A cúrcuma tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Reprodução da internet

Mariana explica que a cúrcuma é rica em antioxidantes. Importante para remover radicais livres, ela evita que as placas de gordura se oxidem nas artérias: "A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae, mesma família do gengibre e é muito utilizada como condimento, além de possuir uma série de propriedades farmacológicas que podem trazer muitos benefícios à saúde. Podemos citar um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório. Sua propriedade antioxidante auxilia na remoção dos radicais livres, na prevenção da oxidação das placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, inflamações e até câncer".

A curcumina presente na cúrcuma atua como anti-inflamatório e ajuda a combater dores, inflamações nas articulações e promove o melhor funcionamento das células nervosas.

"Quando utilizada em conjunto com uma alimentação saudável à base de frutas, vegetais, cereais integrais e carnes brancas, a cúrcuma auxilia nas dores crônicas devido seu grande potencial anti-inflamatório. Para isso é recomendável o consumo regular e continuo acompanhado por profissional."
"O uso da cúrcuma em conjunto com pimenta amplifica a ação terapêutica. Utilize a cúrcuma em carnes, arroz, caldos, molhos, sucos, shots e chás. Use e abuse de criatividade na cozinha, sua saúde agradece", conta a nutricionista. 

Quanto posso consumir?

Para obter todos os benefícios, a cúrcuma deve ser consumida de maneira responsável, sendo controlada. Seu uso em excesso pode causas náuseas e ela deve, inclusive, ser evitada em alguns casos.

"Para saber a quantidade ideal para o seu consumo, é recomendável procurar um nutricionista, pois cada caso exige avaliação e particularidades. É preciso cautela, pois o uso pode interferir com a ação de medicamentos, risco de hemorragias antes de cirurgias, não podendo também ser utilizada em pessoas com problemas de pedras na vesícula, anemia e úlceras", explica Herzog.

O famoso leite dourado

De fama recente aqui no ocidente, o leite dourado, bebida feita com cúrcuma, é muito conhecida na Índia. A mistura de leite, cúrcuma e outros alimentos como mel, trazem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas para o seu corpo. A ação antibacteriana e antimicrobiana do mel, por exemplo, atuam evitando problemas respiratórios, infecção urinária e dor de garganta.