A Copasa e o Grupo Coletivo Ambiental da Prefeitura de Três Marias, promoveram no Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, o plantio de 300 mudas de eucalipto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade e de cerca de 100 mudas de árvores nativas do cerrado em praças do município. A iniciativa teve como objetivo mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente por meio de soluções sustentáveis.

Mais de 50 pessoas participaram do plantio das mudas na ETE, localizada no bairro Cidade Florença. De acordo com o encarregado do sistema da Copasa, Rogério Lima, a intervenção proporciona a ampliação do cinturão verde na ETE, contribuindo de forma positiva para a população que vive próximo ao local. “Os eucaliptos citriodora é uma planta que absorve odores e este cinturão verde na unidade vai auxiliar a captação de odores exalados pelo esgoto durante os processos de tratamento, além de melhorar os aspectos urbanísticos da ETE”, destacou.

Ampliando a área verde de espaços destinados ao lazer, outras regiões da cidade de Três Marias também receberam o plantio de árvores.  A atividade foi realizada em parceria com 80 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e de escolas municipais, na praça da rua A, no bairro Enseada do Lago, e nas ruas Alfa e São Pedro, nos bairros Alto dos Pinheiros e Jardim dos Pescadores, respectivamente.

Grupo Coletivo Ambiental

O grupo criado pela Prefeitura de Três Marias, em 2018, conta com representantes de órgãos municipais, empresas e instituições como: Copasa,  ComBio Energia, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gerdau, Lions Clube, Nexa e  Polícia Militar de Meio Ambiente, para promover ações de preservação, mobilização e educação ambiental.