O turismo pode transformar vidas. Essa foi umas das lições apresentadas pela ilustre Dona Zezé, que participou do XIX Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), realizado essa semana, em São Paulo. A moradora de São Gonçalo do Abaeté (MG) teve oportunidade de contar sua trajetória de vida e explicar como o projeto Desfrute Três Marias e Beira Rio, desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim, Prefeitura Municipal de Três Marias, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Abaeté , Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté e a Consultoria Turismo 360º, tem sido uma fonte de renda extra para a sua família.

A experiência turística desenhada na propriedade da Dona Zezé leva os turistas a visitarem uma roça minera, no sertão de São Gonçalo do Abaeté. A primeira atividade é conhecer a propriedade e a casa da são-gonçalense, a segunda é desfrutar de um café da manhã reforçado. É possível visitar a cachoeira com uma linda queda d’água e se refrescar, o que é uma excelente pedida para os dias quentes. Após esse contato com a natureza, os turistas retornam para casa e podem aproveitar um almoço completo, feito no forno a lenha e com todos os quitutes que fizeram a fama da comunidade minera.

 

Em sua apresentação no Abeta, a Dona Zezé destacou que não sabia o que era o turismo antes do Desfrute Três Marias e Beira Rio. “Tudo começou com um turista Uberlândia (MG) que estava passando na região em busca das cachoeiras. O turismo está mudando a minha vida e a vida dos meus filhos. Passei a conversar com mais pessoas por conta do turismo e é engraçado ver como os turistas conhecem pouco das frutas que dão na terra”, comenta. “Antes do turismo, ninguém ligava para o bairro Ribeiro Manso. Hoje, conseguimos fazer com que o bairro seja um ponto turístico importante para cidade”, finaliza Zezé.

De acordo com Ricardo Nader, coordenador de gestão social da Nexa, a história da Dona Zezé é um exemplo prático de como o investimento social tem contribuído para o desenvolvimento da comunidade local. “Essa experiência que apresentamos na Abeta é apenas uma das ações que fazem parte do investimento no turismo local feito pela Nexa nas cidades de Três Marias e São Gonçalo do Abate. Queremos promover o desenvolvimento sustentável, atrativo aos turistas e com a capacidade de gerar renda para a comunidade que vivem próximo aos pontos turísticos da nossa cidade”, finaliza.