Três Marias foi palco de importantes projetos para a qualificação de seu ensino público, em 2014. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a iniciativa privada da região, diretores, professores e pedagogos de escolas públicas do município revitalizaram e reformaram espaços educacionais e envolveram as famílias no ensino dos alunos trimarienses, além de orientarem a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente.

Para celebrar os resultados deste ano, será sediado, no Ginásio Poliesportivo da cidade, o evento “Nossa Cidade Também Ensina”, no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 19h. Na ocasião, serão premiados os vencedores do Concurso Nacional de Redação Tempos de Escola, integrante do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pelo Instituto Votorantim com o apoio da Votorantim Metais, e do Projeto Educar para Viver, realizado pela Gerdau em parceria com o Instituto Opará.

Ao longo deste ano, diversas atividades de formação e orientação foram desenvolvidas nas escolas públicas do município. As iniciativas foram guiadas pelo tema “A Cidade Também Ensina” e buscaram engajar a comunidade no fortalecimento da cidade como um ambiente educativo, envolvendo diversos setores da sociedade.

Mais de cinco mil alunos das escolas públicas foram beneficiados. As ações foram possíveis devido ao esforço e ao comprometimento de todos os envolvidos que, por meio de atividades realizadas em parceria com a comunidade, contribuíram para qualificar o ambiente escolar, incentivar a leitura e a produção de texto de estudantes, conscientizar a população sobre a importância de realizar ações sustentáveis e mobilizar pais a participarem mais ativamente da educação de seus filhos.

De acordo com Thaís Castelo Branco, Secretária Municipal de Educação de Três Marias, a parceria entre o poder público e o projeto contribuíram para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. “Tivemos um aumento significativo do Ideb em algumas escolas de Três Marias, além de um crescimento no índice municipal. Isso se deve a todas as ações que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando ao longo dos anos. A parceria com o PVE contribui para a capacitação de diretores e, indiretamente de professores, além de motivar pais, alunos e toda a comunidade a trabalharem juntos para a qualificação da educação pública do município”, afirma.

“A parceria da escola com esses atores foi importante para uma participação mais efetiva da comunidade no cotidiano escolar”, comenta Edna Olegário, diretora da Escola Municipal Geralda Márcia. De acordo com a gestora, atualmente, a escola conta com a presença de pais e alunos na realização de suas atividades. “Além de incentivar a participação dos estudantes no concurso Tempos de Escola, as famílias auxiliam na valorização do ensino público”, completa.

Em seu escopo de atuação na edição 2014, o projeto Parceria Votorantim pela Educação, realizado pelo Instituto Votorantim, com o apoio da Votorantim Metais, propôs às escolas uma ressignificação do espaço escolar para qualificar as atividades realizadas pelos educadores, além de sugerir maior participação da comunidade no ensino público. “O Projeto ajudou a melhorar o pátio da Escola e a torna-lo mais educativo. Pintamos, começamos uma parte da estrutura para a prática de atletismo, introduzimos mais brinquedos no espaço e reativamos um parquinho abandonado”, afirma Edna.

Para a diretora, com a nova estrutura, foram aperfeiçoadas diversas atividades realizadas pela instituição. “Um exemplo importante dessas mudanças, foi a reforma do nosso pátio externo, local onde os pais esperam os alunos saírem da escola, que estava muito precário. Hoje, nossos estudantes realizam uma roda de leitura para os pais, enquanto eles aguardam o fim da aula”, pontua Edna. “Toda a preparação que recebemos pelo PVE, eleva nossa autoestima para investir no espaço escolar”, completa.

“A Votorantim Metais se orgulha de participar de mais uma conquista do ensino público de Três Marias. Por meio do PVE e de grandes parcerias com o poder público, contribuímos efetivamente para a melhoria da qualidade do sistema educacional do município e, consequentemente, para o desenvolvimento da região”, afirma Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais.

Já as atividades do Educar para Viver, realizado pela Gerdau e desenvolvida pelo Instituto Opará, iniciaram-se no primeiro semestre. Sob a supervisão da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida de Três Marias (Com-Vida), onze escolas da região desenvolveram projetos com foco em melhorias sustentáveis e voltados para disseminação de práticas de educação ambiental, tanto entre os estudantes quanto na comunidade. Entre agosto e outubro, os participantes dedicaram-se à gestão desses projetos, tarefa que incluiu atribuição de responsabilidades entre os alunos, execução e monitoramento das ações.

A escolha do projeto ficou a cargo de cada instituição, como explica Silvia Freedman. “Uma das escolas está reciclando pneus, outra está desenvolvendo um projeto para recuperação da água dos bebedouros. Há também uma iniciativa voltada para revitalização de um espaço público com jardinagem. As ideias são muito interessantes e ambientalmente relevantes e viáveis”, afirma.

De acordo com Douglas Seibert Lazzaretti, gerente executivo da Gerdau em Três Marias, a Empresa acredita que iniciativas como o Educar para Viver impulsionam o desenvolvimento da rede pública de ensino e contribuem para o engajamento dos alunos, educadores e da comunidade nas questões ambientais. “Ações como essa, em que contamos com colaboração da sociedade, não apenas sensibilizam os participantes, mas também promovem melhorias concretas para os moradores”, afirma.

Parceria Votorantim Pela Educação – PVE

Presente em 14 municípios de 11 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade.

O PVE é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo promover melhorias na educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar. O lema da iniciativa este ano é “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, com o objetivo de engajar a comunidade no fortalecimento da cidade como um ambiente educativo, envolvendo no mesmo propósito diversos setores da sociedade.

Educar Para Viver

O projeto Educar para viver, patrocinado pela Gerdau e desenvolvido pelo Instituto Opará, está sendo realizado por alunos de 11 instituições de ensino das regiões de Três Marias, Andrequicé e Lassance. O objetivo da iniciativa, que envolve estudantes de todas as faixas etárias, é promover melhorias sustentáveis e disseminar práticas de educação ambiental não apenas nos colégios, mas também nas comunidades e em espaços públicos dessas localidades. Uma das instituições está reciclando pneus, outra desenvolve projeto para recuperação da água dos bebedouros. Em novembro, será conhecida a escola vencedora, que receberá como prêmio uma rádio comunitária, que funcionará na própria instituição. Os alunos vencedores também visitarão o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado em Belo Horizonte e mantido pela empresa. Esta é a primeira edição do Educar para viver, iniciativa que está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias.