Nesta terça-feira, 1º de abril, a Emater-MG e a Cemig assinam convênio para que a empresa de assistência técnica elabore laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais pela interrupção de energia elétrica. A solenidade terá a participação do diretor presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, e o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. O evento acontece a partir das 15h, na sede da Cemig, na avenida Barbacena, 1.200, Barro Preto, Belo Horizonte.

O contrato tem duração de 60 meses e abrange todo o Estado. Pelo convênio, a Emater-MG fica responsável pela elaboração de laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais por falta de energia elétrica. Em alguns casos, os laudos ajudarão a dimensionar o valor do prejuízo.

Para o secretário de Agricultura, Zé Silva, a medida irá dar mais segurança para o produtor rural para exercer sua atividade. “Queremos garantir ao produtor a qualidade do serviço e também a possibilidade de ter um eventual prejuízo amenizado com esta pareceria feita entre a Emater e a Cemig”, comenta.

“O produtor que tiver algum tipo de prejuízo por interrupção de energia deve procurar primeiro a Cemig, que irá acionar a Emater-MG para que seja elaborado o laudo técnico”, explica o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Valmisoney Moreira.

De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, o grande beneficiado com esse convênio será o produtor. “A Emater-MG funcionará como uma facilitadora para que os sinistros relatados pelos agricultores sejam comprovados por meio de laudo técnico. Por outro lado, esses documentos darão à Cemig a possibilidade legal de indenizar os produtores”, disse Roseno.