Com o objetivo de dar continuidade ao compromisso da Nexa de apoiar o desenvolvimento local das comunidades onde está instalada, oprograma Parceria pela Valorização da Educação (PVE) inicia a sua próxima etapa. Essa nova fase visa avançar nas discussões da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a construção do novo Plano Político Pedagógico (PPP) de cada escola da região, além de alinhar as ações dos últimos ciclos e projetar os resultados a serem alcançados.

Em Três Marias, o novo e terceiro ciclo acontece na semana do dia 9 de setembro e, em São Gonçalo do Abaeté, nos dias 16, 17 e 18 de setembro. O encontro deve reunir cerca 150 pessoas, entre gestores escolares e educacionais e a comunidade. 

Criado em 2008 e fruto de uma parceria entre a Nexa Resources, o Instituto Votorantim e as secretarias municipais de Educação de Três Marias e de São Gonçalo do Abaeté, o PVE é um passo importante para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas.

O Programa foi desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto provado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Sendo assim, ele prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.

Para o gerente geral da unidade de Três Marias da Nexa, Warley Pereira, o que faz a diferença é a qualidade do ensino e o engajamento da sociedade. “Entendemos que contribuir para o fortalecimento e o crescimento das comunidades por meio de uma educação com a participação de todos, também faz parte da nossa missão como empresa e nos traz muito orgulho”, diz.

 Avanços nos municípios

Durante o primeiro ciclo, o PVE atuou na pactuação das ações a serem realizadas com as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e a comunidade. Já no segundo, o trabalho se concentrou na construção do Plano Político Pedagógico dos dois municípios envolvidos, além de acompanhar as ações já realizadas, observando as oportunidades de melhoria.

Adenize Maria dos Reis, técnica formadora da Secretaria de Educação de Três Marias, avalia que os primeiros ciclos foram de grande aprendizagem. “Estudamos a BNCC para a construção do novo currículo mineiro, incluindo as novas diretrizes nacionais, que trabalham a promoção das habilidades e as competências do aluno, colocando-o como protagonista do aprendizado. Acreditamos que haja uma grande melhoria na qualidade do ensino. Esperamos que até novembro, no quarto ciclo, possamos concluir a nova proposta pedagógica de cada escola”, afirma.

Para Silésia Nunes de Andrade, técnica formadora e mobilizadora em São Gonçalo do Abaeté, o projeto também está sensibilizando a juventude. “Eles estão usando a música para aprender através de concursos de paródias nas escolas e ainda levam suas apresentações para praças públicas, envolvendo toda a comunidade”, comemora.