Iniciativa integra o 3º Ciclo do PVE (Parceria Votorantim pela Educação), realizado entre os dias 23 e 26 de agosto no município.

Estudantes de escolas públicas de Três Marias irão produzir uma carta aberta sobre a educação, relatando como devem ser as escolas e o modelo de ensino que desejam construir junto à comunidade. A iniciativa faz parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pela Votorantim Metais Holding, que inicia seu terceiro ciclo de 2016 no mês de agosto. A etapa ocorreu entre os dias 23 e 26 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Educação e em escolas públicas da cidade.

As ações incentivam o envolvimento de crianças e adolescentes no processo, para que possam dar sua contribuição e serem os protagonistas de uma melhoria permanente. Dessa forma, os alunos irão se basear nos aprendizados adquiridos com as atividades ao longo do ano para a produção de uma carta aberta à comunidade sobre a educação, explicando como funcionaria a escola ideal que imaginam.

A carta foi produzida na tarde do dia 24, em trabalho de campo com a participação de 20 crianças e adolescentes. Os jovens relataram o modelo de ensino que desejam construir para melhorar a própria educação e a de futuras gerações. Dentre as ideias mais defendidas pelos estudantes, há pedidos como aulas mais lúdicas e dinâmicas, maior contato com artes e cultura, assim como trabalhos de campo e debates sobre temas atuais.

A carta será entregue a candidatos à prefeitura, diretores escolares, pedagogos e lideranças da cidade. O documento também será revisto em outras reuniões de mobilização do PVE, além de ser lida para o público em geral no evento de encerramento da atual etapa do programa, promovido no fim do ano.

Qualificando a educação

Na fase atual, o PVE ainda dará continuidade ao planejamento de futuras ações, avaliando as atividades dos últimos meses e buscando formas de aprimorar o programa no espaço escolar. Foram realizadas reuniões, trabalhos de campo e de mobilização entre professores, estudantes, pedagogos e diretores escolares, bem como representantes do poder público e privado.

Maria Jaqueline Borba, diretora da Escola Municipal Joaquim Cândido e técnica formadora do PVE, espera bons resultados da nova etapa e celebra a maior participação de profissionais na avaliação das atividades. “Este ano estamos trabalhando diretamente com pedagogos e diretores escolares da cidade, discutindo impactos, necessidades e ações a serem reformuladas para cada escola. Este ciclo vai nos dar a possibilidade de refletir e analisar esses problemas, para que possamos aprimorar as iniciativas do programa”, explica.

O PVE beneficia 15 escolas públicas em Três Marias e sete em São Gonçalo do Abaeté, nesta edição. O intuito é refletir como está a educação em ambas as cidades e continuar contribuindo para a formação da gestão pública e mobilização da comunidade, sempre com foco na qualidade da educação na região.

Parceria Votorantim pela Educação

O PVE é Realizado pela Votorantim Metais, com o apoio do Instituto Votorantim e em parceria com as prefeituras dos municípios que recebem o programa. Para este ano tem como tema a Avaliação de Aprendizagem. As atividades do programa ao longo do ano visam propor reflexões sobre a educação na cidade, sobretudo quanto ao que já tem sido feito e o que ainda é possível melhorar.

O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman. Em 2015, foram 13 municípios atendidos, com resultados para 234 escolas públicas e benefício direto para mais de 5 mil alunos. Para este ano, serão 18 municípios apoiados, com resultados para 291 escolas públicas.

A novidade deste ano é a entrada de seis novos municípios: Brasilândia/MS, Governador Mangabeira/BA, Juquiá/SP, Juiz de Fora/MG, Alumínio/SP e Caçapava do Sul/RS. Seguem fazendo parte do PVE as cidades de Selvíria/MS, Conceição da Barra/ES, Aracruz/ES, Cajamar/SP, Imbituba/SC, Paulista/PE, Primavera/PA, Três Marias/MG, Rondon do Pará/PA, Niquelândia/GO, Aripuanã/MT e São Gonçalo do Abaeté/MG.

Desde que começou em Três Marias, há seis anos, o PVE apresenta resultados surpreendentes com a mobilização de educadores e envolvimento de pais e alunos com o projeto. As ações não ficam restritas às salas de aula e sempre estimulam a comunidade a criar um ambiente educativo. No município e em São Gonçalo do Abaeté, o PVE já passou por etapas importantes a favor da educação, como aplicação do Índice de Qualidade da Educação (Indique) nas escolas públicas, que identificou as vulnerabilidades e contribuiu para o planejamento de novas ações.