O Facebook anunciou, na última quinta-feira, 21, que seu aplicativo terá dois feeds. A atualização engloba os sistemas iOS e Android. O antigo “News Feed” será dividido entre “Feeds” e “Home”.

A nova aba “Home” tem esse nome por ser a primeira coisa que o usuário verá ao abrir o aplicativo. Ela foi projetada para fazer descobertas se baseando em algoritmos dos Reels, Stories e outros conteúdos personalizados.

Depois de passar pela aba “Home”, outra surgirá com o nome de “Feeds”. Essa mostrará publicações mais recentes dos amigos, grupos, páginas e favorito, sem mensagens como “sugeridas para você” atrapalhando.

Em um comunicado para a imprensa, a Meta explicou que o conteúdo apresentado na barra de atalhos, que aparece na nova atualização dando acesso aos novos feeds, é projetado para mudar com base em quais abas os usuários estão passando mais tempo. Mesmo assim, caso a pessoa queira que as abas permaneçam onde estão, é possível deixá-las fixadas.

Ao anunciar as mudanças, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, escreveu: “Uma das características mais solicitadas para o Facebook é garantir que as pessoas não percam as mensagens dos amigos. Então hoje estamos lançando uma nova aba Feeds onde você pode ver os posts de seus amigos, grupos, páginas mais separadamente, em ordem cronológica”.

“O aplicativo ainda estará aberto para um feed personalizado na aba Home, onde nosso mecanismo de descoberta vai recomendar o conteúdo que achamos que você mais se importará. Mas a aba Feeds lhe dará uma maneira de personalizar e controlar ainda mais sua experiência”, continuou.

Dividir a página inicial de notícias desta forma parece ser uma tentativa de se aproximar do desejo da Meta de transformar o Facebook em um aplicativo mais parecido com o TikTok. A plataforma chinesa recomenda conteúdos de toda a sua plataforma, tendo como base o que os algoritmos entendem que o usuário possa querer. Essa abordagem histórica de focar nas contas e páginas que as pessoas já seguem é o que o Facebook almeja.