O município de Três Marias iniciou a mobilização do segundo ciclo do projeto Parceira Votorantim pela Educação (PVE). Nesta etapa, o PVE irá estimular maior envolvimento dos pais na rotina escolar de crianças e jovens. Uma das ações será a distribuição do Almanaque da Família em escolas públicas e particulares.

O material convida as famílias a refletirem sobre seu papel na educação dos filhos e no compartilhamento de saberes e valores adquiridos, por meio de vivências pessoais cotidianas. O Almanaque traz dicas de como as pessoas podem aprender e ensinar em situações simples do cotidiano, informações e curiosidades sobre os municípios brasileiros, além de jogos, atividades e brincadeiras para os pais realizarem junto com os filhos.

“Com o Almanaque da Família, o segundo ciclo PVE irá utilizar duas estratégias que contribuem efetivamente para o processo de aprendizagem do aluno: o uso de ferramenta lúdica e a maior participação familiar na rotina escolar. Além disso, o tema deste ano, “A cidade também ensina”, irá reforçar que a educação e o conhecimento estão em todos os lugares”, explica Thais Kenia Castelo Branco, Secretária de Educação de Três Marias.

O plano de ação do segundo ciclo foi definido em maio, durante reunião realizada entre educadores, diretores e professores das escolas de Três Marias, representantes da Secretaria Municipal de Educação, mobilizadores da Votorantim Metais e a consultora do PVE, Suely Regina Quaresma.

As mobilizações do segundo ciclo do PVE serão realizadas até o mês setembro. No entanto, durante o período de férias escolares e Copa do Mundo, as atividades não serão realizadas. O retorno está previsto para a segunda quinzena de julho.

Concurso de redação

Outra ação do PVE é o concurso nacional de redação “Tempos de Escola”. O objetivo é sensibilizar professores e alunos dos ensinos fundamental, médio e de Jovens e Adultos (EJA) para a importância da leitura. As inscrições para o concurso podem ser feitas até 10 de julho no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br/premiacoes/concurso-tempos-de-escola).

“No ano passado, Três Marias foi o terceiro município com maior número de inscrições em todo Brasil: 423 alunos de 20 escolas públicas, maior índice entre as cidades mineiras participantes.Tivemos quatro redações premiadas, uma delas, na categoria nacional. O nosso desafio é superar os bons resultados de 2013. Para isso, contamos com os mobilizadores da Votorantim Metais, professores e famílias neste trabalho que visa à valorização da leitura e também do uso dos espaços públicos para a construção do conhecimento”, enfatiza Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias.

Sobre o PVE

Presente em 14 municípios de 11 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade. Pretendendo fazer da leitura um valor social, a iniciativa fomenta ações que valorizem a prática em toda a comunidade. Em Três Marias, o programa é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo contribuir com a melhoria da educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

PVE acelera o IDEB

Estudo realizado em 2013 apontou que o PVE tem impacto direto sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB) dos municípios participantes: no Ensino Fundamental 1, o PVE acelera o crescimento do IDEB em 1,5 ano, enquanto que, no Ensino Fundamental 2, acelera em 5 anos.

Desde 2009, mais de 40 municípios aplicaram o projeto.

Mobilizadores do PVE discutiram o plano de ação e entregaram a Cartilha da Família

Mobilizadores do PVE discutiram o plano de ação e entregaram a Cartilha da Família