O projeto Educar para Viver, patrocinado pela Gerdau e desenvolvido pelo Instituto Opará, está sendo realizado por alunos de 11 instituições de ensino das regiões de Andrequicé, Lassance e Três Marias. O objetivo da iniciativa, que envolve estudantes de todas as faixas etárias, é promover melhorias sustentáveis e disseminar práticas de educação ambiental não apenas nos colégios, mas também nas comunidades e em espaços públicos dessas localidades.

No primeiro semestre, sob a supervisão da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida de Três Marias (Com-Vida), cada escola foi responsável por desenvolver um plano de ação, com foco em recuperação ambiental ou desenvolvimento sustentável. Na etapa atual, que se iniciou em agosto, os participantes são responsáveis pela gestão desses projetos, tarefa que inclui atribuição de responsabilidades entre os alunos, execução e monitoramento das ações.

A escolha do projeto ficou a cargo de cada instituição, como explica a coordenadora do Educar para Viver, Silvia Freedman. “Uma das escolas está reciclando pneus, outra está desenvolvendo um projeto para recuperação da água dos bebedouros. Há também uma iniciativa voltada para revitalização de um espaço público com jardinagem. As ideias são muito interessantes e ambientalmente relevantes e viáveis”, explica.

A fase atual será finalizada em outubro, para que em novembro seja eleita a escola vencedora. A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão, formada por especialistas da Gerdau e de órgãos ligados ao meio ambiente. O primeiro lugar será premiado com a instalação de uma rádio comunitária, que funcionará no próprio colégio. Os alunos vencedores também visitarão o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado em Belo Horizonte e mantido pela Empresa.

Esta é a primeira edição do Educar para Viver, iniciativa que está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias.

projeto Educar para Viver