A Gerdau anunciou os nomes dos sete artistas que tiveram obras selecionadas no edital de incentivo à cultura mineira - Arte em Aço Gerdau. As propostas foram selecionadas por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e dos municípios contemplados.

As peças serão instaladas durante o ano de 2022 em espaços públicos, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e em museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas Gerais: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.

Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira, Bel Diniz e João Diniz, além de Sérgio Machado. Esses são os nomes dos artistas mineiros que tiveram suas obras selecionadas por meio do edital. Inédito, o projeto marca os 120 anos da Gerdau e visa também enaltecer a história de Minas Gerais e reforçar os laços da empresa com o estado e os municípios mineiros onde está presente.


Ouro Branco e Três Marias – Versilindro de Bel Diniz e João Diniz

A obra é uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura, cenografia e poesia. A peça propõe uma experiência corporal e intelectual ao convidar o admirador à leitura e à reflexão em torno das mais de 200 estrofes distintas, em uma espécie de livro público e disponível a céu aberto.

O ‘espírito de Minas Gerais’, nessa época da celebração de seus 300 anos está presente nesse ambiente multissensorial por meio da utilização do aço oxidado, material seminal das geografias do estado; e da linguagem sintética dos textos apresentados revelando o caráter sábio e conciso de seu povo que ora é ‘minas’ ou introspectivo e reflexivo, e ora é ‘gerais’ ou expansivo e conquistador.