A Nexa realizou, nesta semana, uma comemoração interna com empregados para celebrar seus 50 anos de operação em Três Marias. A construção da fábrica começou em 1956 e sua operação no dia 29 de setembro de 1969, com a produção dos primeiros lingotes de zinco.

As atividades festivas começaram às 7h da manhã, na entrada dos empregados para a fábrica. Houve a execução do hino nacional e a fala do gerente geral da unidade, Warley Pereira, que destacou a importância de cada empregado na evolução da empresa. “Nesses 50 anos de história cultivamos valores, sonhos e várias famílias cresceram aqui. Queremos agradecer a todos que contribuíram para o crescimento da empresa. Agora é olhar para o futuro com entusiasmo e coragem para seguir em frente”, declarou.

Além da equipe atual, os empregados antigos também foram convidados a participar do evento. Na parte da manhã, eles fizeram uma visita pela fábrica, percorrendo de ônibus toda a planta da empresa. A Nexa proporcionou um encontro de gerações de empregados, envolvendo famílias inteiras. Para a família do gerente de produção, Vinicius Macedo, foi um momento de união. “Somos três gerações de empregados: pai, filho e neta. O meu pai ajudou a construir as primeiras casas dos empregados da Nexa. Hoje, especialmente, nos sentimos muito orgulhosos, felizes e motivados a continuar essa história”, disse.

Na parte da tarde, alguns gerentes que ajudaram a construir a empresa, incluindo o primeiro gerente do projeto de implantação da fábrica, Délcio Nogueira, participaram de um bate-papo, contando algumas histórias marcantes à frente da direção da empresa. Eles receberam uma placa comemorativa dos 50 anos e foram aplaudidos de pé por todos os empregados. Para Délcio, foi uma oportunidade de matar saudades. “Foi muito bom relembrar tantas histórias e desafios enfrentados. Senti uma grande emoção de reviver os primeiros tempos”, afirmou. Vários grupos de empregados e parceiros também receberam homenagens. No encerramento, foi servido um coquetel.

Unidade Três Marias

Atualmente, a unidade da Nexa em Três Marias emprega cerca de 1.600 empregados diretos e indiretos, sendo a maior provedora de postos de trabalho na região. Também é referência em diversas iniciativas ambientais que colaboram para aumentar a produtividade e a qualidade dos seus produtos, atuando com respeito à comunidade e ao meio ambiente. A empresa possui certificação nas principais normas regulamentadoras internacionais, assegurando a qualidade dos processos de gestão, prevenção e controle dos impactos ambientais e de segurança e saúde dos seus empregados.

A empresa contribui com o desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté com foco no apoio à gestão pública, educação e geração de trabalho e renda. As atividades e projetos são pautadas pelo diálogo e a participação social. A Nexa ainda respeita a vocação empreendedora da comunidade e promove inúmeras iniciativas locais de auxílio a empreendedores e empresários.

Inovação e tecnologia

O zinco produzido pela Nexa está presente no dia a dia das pessoas por meio da construção civil, indústria farmacêutica, de nutrição e também na indústria automobilística. Desde 2017, a fábrica usa caldeira de biomassa, uma tecnologia que garante a redução de cerca de 30% do gás carbônico emitido pela unidade. A empresa também é referência em gestão de rejeitos, recuperando 98% dos materiais contidos no rejeito da unidade. A gestão das barragens envolve profissionais especializados que controlam e monitoram as estruturas por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (SIGBAR), utilizado desde 2004.