Com o apoio da Votorantim Metais Holding, projeto visa qualificar a produção de hortaliças por meio da capacitação de mão de obra e aquisição de equipamentos

A Associação da Fazendinha Comunitária (Asfaz), horta comunitária formada por agricultores familiares de Três Marias, terá a oportunidade de otimizar sua produção por meio de qualificação profissional, consultoria de técnicos especializados e aquisição de novos equipamentos. Em novembro, a horta comunitária será contemplada com a instalação de dez estufas para cultivo de hortaliças. A iniciativa é fruto do Programa ReDes, parceria entre Instituto Votorantim, Votorantim Metais Holding e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, atuante na região desde 2010.

No total, as 29 famílias que compõem a Associação receberão dez estufas, possibilitando o plantio de mudas em ambiente climatizado e controlado. Com isso, a produção não será mais sujeita intempéries, garantindo mais eficiência à produção, mais conforto aos agricultores e ainda mais qualidade às folhas orgânicas. As estufas, de 240m² cada, terão como foco o cultivo de hortaliças como a alface, couve, cebolinha, coentro, rúcula, entre outras.

A previsão é de que a instalação das estufas se inicie na primeira semana de novembro e que já estejam em funcionamento até o final do ano. De acordo com a consultora do ReDes, Alice Mascarenhas, a expectativa dos agricultores é grande e são aguardados muitos benefícios. “Esse era um grande desejo dos associados da horta. Ao trazerem esse sonho para o ReDes, o projeto consegue propor aos associados uma melhor metodologia e organização do trabalho, atuando em grupo e de forma padronizada”, comenta.

Junto às melhorias operacionais, também estão sendo realizadas capacitações aos agricultores, incluindo orientações econômicas, de gestão do negócio e de recursos, bem como de administração de vendas. A Asfaz ainda contará por um ano com o acompanhamento de um técnico especializado em plantio de hortaliças, custeado pelo programa ReDes que também irá supervisionar a instalação das estufas.

Além da aquisição dos equipamentos, a capacitação dos associados também foi comemorada pelo vice-presidente da Associação, Ronan Luis Araujo. “As melhorias são todas vistas e sentidas por nós, são um divisor de águas. Nosso pessoal já está colocando em prática os métodos que aprendem aqui. Eles já receberam processos de capacitação como recursos hídricos, cultivo orgânico e agora teremos um de gerenciamento de produção. Tudo isso vai reforçar que precisamos ter tudo na ponta do lápis para sabermos bem o quanto gastamos e como devemos investir e planejar para o futuro”, assegura.

Para Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais Holding, o Programa ReDes visa auxiliar a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos. “Buscamos por meio dessa iniciativa oferecer condições para que os agricultores familiares do município possam qualificar sua produção e contribuir para o desenvolvimento local”, afirma.

Saudável e sustentável

Os alimentos sem agrotóxicos, antibióticos e hormônios, ganham cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Assim como as hortaliças da AFC em Três Marias, esses alimentos não contêm produtos químicos e, por isso, não perdem propriedades nutricionais. Sua produção utiliza técnicas que respeitam o meio ambiente em todos os processos, com sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos podem causar a deterioração dos recursos naturais (solo, água, flora), além de poderem provocar intoxicação alimentar.

Horta comunitária de Três Marias