Foi publicada no Diário Oficial da União - DOU, no dia 23 de outubro, a Portaria no 1.117 de 22 de outubro de 2014 que defere o pedido de Concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, à Fundação de Saúde Três Marias.

A Concessão terá validade pelo período de 03 (três) anos a contar da data de publicação no DOU. De acordo com o prefeito de Três Marias, Vicente de Paulo Resende, não apenas a humanização do Hospital São Francisco (HSF), como a melhoria no atendimento, são prioridade de trabalho. Apesar de ser uma Fundação, o HSF é custeado pela Prefeitura de Três Marias.

Com o título de Entidade Beneficente, está isento o recolhimento de INSS patronal pela Prefeitura que, segundo o prefeito, vai gerar uma economia de aproximadamente 800 mil reais ao ano. “Ao invés de termos que pagar esse valor para recolhimento de INSS poderemos investir no próprio hospital como, por exemplo, a compra de novos equipamentos, contratação de mais profissionais e melhoria no atendimento”.

A grande e importante conquista foi resultado do trabalho incansável da diretora do HSF, Aurenice Antônio da silva ( Tuca ) e da Secretária Municipal de Saúde, Maria Lucia Teixeira Leite , que intervieram junto às lideranças políticas e conseguiram enfim a concessão.

“Sonhávamos com essa liberação e agora ela está em vigor. O hospital também fica isento do Cofins e vai recolher apenas 1% de PIS sobre a folha de pagamento. Receberemos mais recursos do Ministério da Saúde e poderemos cuidar do mais importante que é a saúde das pessoas”, esclareceu o prefeito. De acordo com Vicente Resende o investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais de saúde vai gerar melhoria e humanização dos serviços não apenas no hospital, mas também nos Psf ́s e na secretaria de saúde.