Além de ganhos ambientais, nova estrutura utilizará cavaco de eucalipto produzido na região como combustível, fomentando a cadeia produtiva local

A Unidade Três Marias da Votorantim Metais Holding investiu em uma inovação que irá beneficiar o meio ambiente e a economia local. A empresa iniciou em maio a instalação de uma caldeira de biomassa, responsável por alimentar a planta com vapor de água, que irá diminuir a emissão de gases de efeito estufa da planta, utilizando como combustível o cavaco de eucalipto e/ou bagaço de cana produzido na região. A Caldeira tem estimativa de operação para o início de 2017.

Essa nova estrutura substitui as atuais Caldeiras Allborgs, que são alimentadas por óleo BPF, derivado do petróleo, e irá evitar o consumo de 18 mil toneladas desse combustível por ano. Com essa mudança, a Unidade pretende diminuir, em primeira análise, a emissão de 54 mil toneladas de gás carbônico por ano – o que representa aproximadamente 30% de toda a emissão da planta.

Outro diferencial da caldeira de biomassa é seu combustível, que pode ser cavaco de eucalipto ou bagaço de cana. A região de Três Marias se destaca por ser uma grande produtora de eucalipto plantado e será a principal fornecedora do material para a Unidade. Assim, a cadeia produtiva local será beneficiada e os agricultores poderão, inclusive, aumentar sua produção para atender a demanda da empresa.

Além de favorecer a economia do município, o custo da produção de vapor com cavaco de eucalipto é mais barato que o do óleo BPF, contribuindo para aumentar a competitividade da Companhia. A novidade também permitirá à Unidade maior flexibilidade da sua matriz energética: caso a caldeira de biomassa esteja em manutenção, as Caldeiras Allborg poderão substitui-la.

De acordo com Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais Holding, a caldeira de biomassa é uma iniciativa de grande importância para o meio ambiente. “Com a caldeira, iremos diminuir a emissão de gás carbônico e, consequentemente colaborar para a redução do efeito estufa. Também teremos um ganho significativo para o negócio da Votorantim Metais, uma vez que o combustível da caldeira tem um custo menor que o utilizado anteriormente”, afirma.

Inovação nos negócios

A aquisição da caldeira de biomassa foi possível graças a uma inovação no modelo de negócio da Votorantim Metais Holding. A Companhia realizou licitação para escolher uma empresa que se propusesse a construir a caldeira na planta de Três Marias. A Combio Energias Renováveis foi a vencedora e irá comercializar o vapor para a Unidade.

De acordo com Rodrigo Gomes, gerente de Inovação e Tecnologia da Votorantim Metais Holding, a Companhia, por meio do intercâmbio de conhecimento com seus parceiros estratégicos, desenvolve e fomenta inovações e tecnologias que transformam e geram valor para a sociedade. “O exemplo de Três Marias corrobora nosso esforço em diminuir as emissões de gás carbônico em todas nossas unidades operacionais. Com a caldeira de biomassa, investimos na qualificação de nossos processos e no aumento da nossa competitividade. Beneficiamos também a comunidade onde estamos inseridos, fomentando a cadeira produtiva da região e contribuindo para o desenvolvimento local”, afirma.

caldeira de biomassa

caldeira de biomassa