Estudantes de Três Marias (MG) visitaram os laboratórios do curso de Engenharia Ambiental da UFMG, em Belo Horizonte (MG), na última semana de junho (24/6). Os 5 jovens são filhos de empregados da Nexa e de empresas parceiras que participam do “Jovens Cientistas”, programa desenvolvido pela unidade da empresa localizada no cerrado mineiro.

Os estudantes – chamados de monitores ambientais, participam desde 2018 do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Nexa, iniciativa desenvolvida pela empresa há 13 anos. Na visita à UFMG, os estudantes puderam ver de perto como são feitas as pesquisas para avaliar e testar novos tratamentos para esgotos das cidades, efluentes industriais e de mineração, além de informações sobre estudos recentes realizados pela universidade na área de tratamento de águas e efluentes, visita ao campus e biblioteca da escola de engenharia e um bate-papo sobre as atividades desenvolvidas dentro da universidade e trajetória profissional com alunos de iniciação cientifica, mestrandos, doutorandos, técnicos e professores da UFMG. As atividades são coordenadas pela professora Miriam Cristina Santos Amaral Morávia.

Para coroar a visita, eles conheceram e tiraram suas dúvidas com Marcos Von Sperling, professor de engenharia ambiental e uma das maiores referências quando o assunto é tratamento de águas e efluentes.

Segundo Warley José Gomes Pereira, Gerente Geral da Nexa Três Marias, a iniciativa é relevante para a comunidade. “É importante para que os jovens possam adotar, desde já, boas práticas em relação ao meio ambiente e desenvolver o senso crítico, com resultados para os indivíduos e a comunidade”, avalia.

O programa foi iniciado nesse mês de junho e, até outubro, os estudantes participarão de uma série de atividades de treinamentos práticos e teóricos e campanha de monitoramento das águas. Outros dez jovens também participam de outras atividades do “Jovens Cientistas” nos temas Reciclagem e Trilha do Cerrado. No final do ano, todos os monitores ambientais vão ajudar a desenvolver os projetos que serão realizados pelos participantes do novo ciclo do programa, que começa em 2020.

Os cinco monitores que participaram desta etapa do programa são:

- Ana Clara Costa

- Tayna Eduarda Marques Costa

- Ketlyn Mendes dos Reis

- Samuel Philipe Pacheco Araújo

- Maria Eduarda Silva