Os trinta jovens do projeto Guia Opará, do Instituto Opará-Cultura, Meio Ambiente e Cidadania estiveram reunidos na XII Semana Cultural Festa de Manuelzão, em Andrequicé, distrito de Três Marias, no dia (4) de julho, para uma palestra sobre a vida do vaqueiro, Manuel Nardi, o Manuelzão.

Os beneficiários conheceram um pouco da trajetória de um dos personagens mais famosos da literatura de João Guimarães Rosa por meio do jornalista e escritor, Pedro Fonseca.

Apaixonado pela simplicidade da vida sertaneja de Manuelzão e as obras de “João Rosa”, Pedro, mostrou imagens cronológicas dos caminhos percorridos pelo vaqueiro que ficou reconhecido no mundo pela sabedoria e respeito à natureza.

Além dos jovens, a palestra contou com a presença do Analista de Comunicação da Votorantim Metais de Três Marias, João Paulo, a Presidente do Instituto Opará, Silvia Freedman, a escritora, fotógrafa e jornalista, Maureen Bisiliat e a filha de Manuelzão, Maria Nardy.

Ao final, o palestrante presenteou o Instituto Opará com onze exemplares do livro, O Xale de Rosa, escrito pelo mesmo com o objetivo de contribuir com o conteúdo pedagógico do projeto nas aulas que são ministradas semanalmente e estimular a leitura dos atendidos.

Em seguida, todos assistiram a apresentação do grupo teatral Redimunho com o Cortejo Cênico e o show do Grupo de Percussão Opará nas ruas de Andrequicé.

A XII Semana Cultural – Festa do Manuelzão, ocorrida entre os dias (29/06 à 07/07) foi realizada pela Samarra ( Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão) e contou com patrocínio da Votorantim Metais de Três Marias.

O projeto Guia Opará está na sua terceira edição. Executado pelo Instituto Opará em parceria com o Instituto Votorantim e Votorantim Metais, promove o desenvolvimento intelectual de jovens de Três Marias além de contribuir com o crescimento turístico da região do alto São Francisco.

Jovens do projeto Guia Opará