Segundo dados da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) o nível do lago de Três Marias atingiu 73,1 % e com as recentes chuvas a tendência e que continue a subir e pode atingir seu maior nível desde 2012.

Atualmente a vazão afluente (quantidade de água que chega ao reservatório) é de 1121 (m³/s) e a vazão defluente (quantidade de água que sai do reservatório) é de 293 (m³/s), enquanto este primeiro numero for maior que o segundo, o nível do lago irá subir.

O lago de Três Marias atua como principal responsável pelo abastecimento de água para os municípios circundantes, além de aquecer a economia e o turismo da região. A operação da UHE é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a usina de Sobradinho, na Bahia.

Com as chuvas a tendência é que este número continue a subir, acompanhe o nível do lago de Três Marias diariamente, para isso basta clicar no banner menor que fica no topo do Portal Lagonoticias, você será redirecionado para a pagina da Cemig onde são disponibilizados diariamente os dados.