Na manhã deste domingo (14/12) o Lagonoticias acompanhou o salvamento de um gambá pela equipe de bombeiros civis do alto São Francisco.

O Gambá estava no quintal de uma casa no bairro Alto dos Pinheiros, após passar uma noite inteira acuado por um cão no alto de um pé de mamão a equipe de bombeiros civis foram acionados e os mesmos atenderam prontamente e se dispuseram a tentar salvar mais esta vida selvagem, o gambá foi capturado com sucesso e solto em uma área de mata.

O Lagonoticias parabeniza a toda a equipe de bombeiros civis de Três Marias pelo excelente trabalho executado na cidade e a presteza e boa vontade de realizar este tipo de salvamento.

Segundo o Bombeiro Civil Juninho do Hospital e comum estes animais selvagens invadirem residências e quintais.

Veja abaixo fotos da captura e soltura:

Captura

Captura

Captura

Soltura:

soltura

soltura

Saiba mais sobre o gambá:

O gambá tem hábitos noturnos e alimenta-se de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. É conhecido como sanguinário, pois adora beber sangue. Costuma entrar em galinheiros e matar diversas galinhas, sempre atacando a jugular das mesmas, matando o maior número de galinhas, ainda que não beba o sangue de todas. Após a “farra” entra em um estado profundo de torpor. É comum ser encontrado nos galinheiros pela manhã inebriados, como que de ressaca. Daí surgiu a expressão “bêbado como um gambá”.

Os principais predadores do gambá são os gatos-do-mato e o homem, que mata os gambás ou por ignorância ou por acidente, quando os atropela, por exemplo, pois eles não enxergam bem. De modo geral nenhum animal deve ser morto sempre que possível aprisione o animal sobre um balde, bacia, panela, qualquer recipiente que tenha bojo e acione os Bombeiros Civis Voluntarios do Alto São Francisco, pelo telefone 38 8847-3250, para fazermos a captura e a destinação devida do animal em seu habitat natural.