Licença maternidade estendida de 180 dias (6 meses) – dois meses a mais que o mínimo exigido pela legislação brasileira para viver a maternidade em sua plenitude –, uniforme de gestante que se adapta de acordo com o tempo gestacional, auxílio creche. No mês em que se comemora o Dia das Mães, a Nexa se destaca pelas ações direcionadas às mulheres e pela inclusão da presença feminina em ambientes e cargos nos setores de mineração e metalurgia.

E as iniciativas têm continuidade após o nascimento das crianças. A empresa pretende implementar o programa ‘Maternar’, onde durante o desenvolvimento e crescimento do bebê, a colaboradora é acompanhada pela equipe médica interna da Nexa e pelo programa, que, por meio de um aplicativo para celular, oferece orientações sobre as fases da gestação e conteúdos diversos sobre o tema para auxiliar a futura mãe. O programa Maternar está em fase de testes com a possibilidade de implantação em todas as unidades da Nexa no Brasil.

Michele Cristina da Silva, mãe e analista de DHO da Nexa em Três Marias, relata que o acolhimento facilitou muito a jornada de mãe. “Durante a minha gestação, tive total apoio, tanto dos meus colegas quanto dos superiores. A Nexa é uma empresa cidadã que me acolheu nesse momento tão importante”, comenta. Já para os pais, a licença de até 20 dias, desde que o colaborador faça o curso de paternidade responsável, que é oferecido pela empresa.

“A Nexa é comprometida com o suporte às mães neste momento de transição e mudanças. Por esse motivo, nós criamos diversas frentes e mantemos a nossa visão humanizada para com nossos colaboradores”, comenta Lucia Percilia De Freitas Lemos, Analista de DHO em Três Marias.

Protagonismo feminino

Além das iniciativas para a fase maternal das colaboradoras, em 2020, a Nexa foi a primeira empresa do segmento a assinar o ‘Woman In Mining’, uma carta de compromisso com o movimento para ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor mineral, fomentando um ambiente de negócios dinâmico, capaz de atraí-las, mantê-las e reconhecer seus valores. A partir disso, a companhia continua fomentando a presença feminina em suas operações, com ações específicas nas áreas que apresentaram os menores índices de presença feminina.

A empresa também recebeu o selo Women on Board (WOB), outorgado pela entidade de mesmo nome devido à presença de mulheres no Conselho de Administração e reforça sua meta de atingir 35% de profissionais mulheres na força de trabalho global até 2030, sendo que, no momento, elas representam 16,5% do total de colaboradores.