Votorantim Metais investe na inserção de mulheres na Unidade Três Marias

Durante muito tempo, os setores de metalurgia e mineração foram associados ao público masculino. Esta realidade, no entanto, tem mudado nos últimos anos, com o aumento da presença das mulheres na operação industrial. Camila Saturnino é um exemplo. Depois de concluir um curso técnico em eletroeletrônica, pelo Senai, Camila decidiu que era hora de tentar uma oportunidade na indústria e foi contratada pela Votorantim Metais há dois anos, na função de mantenedora. “Gosto das atividades que eu venho desempenhando na empresa. É uma área com a qual eu me identifiquei bastante”, explica.

Recentemente, ela foi promovida para o cargo de técnica em manutenção, desempenhando atividades de manutenção, instrumentação, automação e elétrica. “Para muitos, atividades ligadas à indústria ainda são vistas como algo essencialmente masculino. Dia após dia, nós mulheres temos que superar não só as nossas expectativas como a dos outros”, revela.

Mesmo com os desafios, Camila vê com otimismo as ações que visam à integração e empoderamento das mulheres no setor minero-metalúrgico. “Nos últimos anos, essa área tem oferecido cada vez mais oportunidades para as mulheres. As expectativas para os próximos anos são animadoras”, avalia.

De acordo com Cibely Silva, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, a empresa proporciona oportunidades iguais para todos os seus empregados, independentemente de seu gênero. “Investimos frequentemente na inclusão do público feminino no nosso quadro de empregados e acreditamos que a mulher tem competência e potencial para atuar em qualquer área que ela deseje”, afirma.

Conquistando espaço

Quem também percebe essas mudanças é Elaine Rocha, que atua na operação de hidrometalurgia. “Tempos atrás, as indústrias só tinham mulheres trabalhando dentro de escritórios. Era quase impossível ver uma profissional na operação”, conta. Antes de ingressar no setor minero-metalúrgico, Elaine se formou em Enfermagem, pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), e trabalhou também em farmácias da região. “Sempre tive interesse em conhecer a indústria, mesmo sendo uma área diferente das minhas experiências anteriores”, conta.

Há três anos na Votorantim Metais, Elaine acredita que o atual cenário é importante para o crescimento da mulher no mercado. “Trabalhando na operação, a mulher mostra que é capaz de ocupar o mesmo lugar que o homem, desempenhando suas funções e tendo o suporte e maquinário necessários para tais”, revela.

Para os próximos anos, ela acredita que as expectativas são ainda mais animadoras. “As mulheres vêm conquistando espaço e as oportunidades têm aparecido com mais frequência. Enfrentando a discriminação e o preconceito, a mulher se fortalece no mercado”, finaliza.

elaine

Elaine Rocha