Com o objetivo de identificar e minimizar a dispersão da Covid-19 em sua unidade e no município de Três Marias, a Nexa dará início, nesta quinta-feira (25), a testagem em massa de seus colaboradores e parceiros por meio dos testes rápidos de antígeno e sorológico.

O programa de testagem da companhia irá avaliar 100% do seu efetivo, direto e de empresas parcerias, totalizando 1.500 pessoas. A iniciativa faz parte do conjunto de ações na Nexa no enfrentamento, prevenção e contingência da Covid-19.

De acordo com Paulo Nogueira, Gerente Geral da Unidade, a realização da testagem em massa na unidade irá reunir dados importantes para o monitoramento da doença. “Essa iniciativa irá permitir acompanhar a evolução do perfil sorológico dos nossos colaboradores. Com a testagem, além de identificar possíveis casos positivos, vamos conhecer aqueles que já tiveram contato com o vírus e produziram anticorpos à doença”, afirma.

Ainda segundo o gerente geral, a testagem em massa é uma medida indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é reconhecida por ser eficiente no enfrentamento à Covid-19. “No total, serão 60 dias dedicados a testagem dos nossos colaboradores. Com essa medida, iremos detectar mais cedo os casos positivos e, especialmente, os assintomáticos para que possam isolar os profissionais e as pessoas que mantiveram contato com eles”, comenta Nogueira.

No atual momento da pandemia, ao identificar os casos positivos, sintomáticos ou assintomáticos, a Nexa realizará o acompanhamento dos seus colaboradores, auxiliando na adoção da quarentena e demais cuidados necessários para evitar o contágio no ambiente de trabalho e, por consequência, na comunidade.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Nexa adotou medidas de prevenção ao coronavírus para reduzir o risco de transmissão em suas operações, como medição de temperatura dos colaboradores nas unidades, distribuição de máscaras, desinfecção e higienização nos ambientes, distanciamento social na unidade, recomendação de home office, cancelamento de viagens nacionais e internacionais, participação em eventos externos e outras medidas de prevenção à doença.