A Nexa Resources (NYSE: NEXA) anunciou hoje que sua mina de zinco Vazante no Brasil retomou as operações em plena capacidade após o desaguamento da mina subterrânea.

Conforme divulgado anteriormente pela empresa, a produção diária de Vazante foi reduzida para 60% da capacidade de meados de janeiro de 2022 a fevereiro, uma vez que a operação subterrânea foi parcialmente inundada devido aos fortes níveis de chuva no estado de Minas Gerais, melhorando gradativamente as taxas de utilização em março, com média de 70%.

A empresa disse que nesse período também aproveitou a oportunidade para planejar a substituição de nosso moinho principal, munhão e caixa de engrenagens. O guidance de produção de zinco da Vazante para 2022 permanece inalterado em 118-127kt.

A Nexa atualmente possui e opera cinco minas subterrâneas de longa vida – três localizadas nos Andes Centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil – e está desenvolvendo o projeto Aripuanã como sua sexta mina subterrânea em Mato Grosso, Brasil.

Atualmente, a Nexa também possui e opera três smelters, duas localizadas no Brasil e uma no Peru, Cajamarquilla, que é a maior smelter das Américas.

A Nexa estava entre os cinco maiores produtores de zinco extraído globalmente em 2021 e também um dos cinco maiores produtores de zinco metálico do mundo em 2021, de acordo com a Wood Mackenzie.