Na última quarta-feira (7), o Programa de Educação Ambiental e o Somos Todos da Nexa Resources, em conjunto com empresários locais, pescadores e ribeirinhos promoveram a 12º edição da Barqueata do Rio São Francisco, que tem o objetivo de retirar o lixo acumulado as margens do rio.

Neste ano, mais de 60 voluntários e 15 embarcações percorreram 35 quilômetros, do bairro Beira Rio até o Pontal do Abaeté, em São Gonçalo do Abaeté. Durante o circuito, foram recolhidos cerca de 110 sacos de lixo com plástico, vidro, papelão, móveis, fogão e até televisão.

O evento seguiu todas as recomendações de distanciamento social, limite de pessoas por barco e a organização realizou a entrega de máscaras, álcool em gel, luvas descartáveis e alimentação individual aos que ajudavam na limpeza, bem como implementou outras medidas preventivas à disseminação da Covid-19.

De acordo com Raminez do Carmo -Técnico em Meio Ambiente da Nexa, fazer parte da barqueata vai além da limpeza das margens e dos detritos deixados nas águas. “A realização anual deste evento pelo Rio São Francisco mostra a importância de conscientizar e preservar o “Velho Chico”. A comunidade local, os pescadores e turistas devem cuidar das águas e da vida que o rio provê para o município”, afirma.

Além da barqueata, a Nexa, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) realizou o peixamento, que soltou cerca de três mil peixes de espécies nativas em diversos pontos do rio, com a finalidade de repovoar e trazer mais vida ao rio.