A Nexa realizou, em parceria com as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos Murici. O evento contou com a participação de 368 moradores da cidade.  

O exercício preventivo teve o objetivo de informar, treinar, capacitar os moradores da zona de autossalvamento a agir em uma situação de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.  

De acordo com Luana Ferreira, coordenadora do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da unidade da Nexa Três Marias, o exercício é extremamente importante para avaliar a eficácia das medidas adotadas pela companhia. “A Nexa está comprometida em promover a cultura de prevenção e segurança em todos os municípios que está presente. “No simulado, testamos diversas situações hipotéticas, tendo o objetivo de preparar colaboradores, órgãos e a população para uma situação de emergência. É apenas com ações como essa que vamos ter a real dimensão de que estamos preparados, seguros e prontos para agir”, ressalta.  

No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro. 

Segundo Luciana Sabino Gontijo, coordenadora da Defesa Civil de São Gonçalo do Abaeté, a realização do simulado é um importante trabalho de caráter preventivo. “Esse  exercício nos permite antever situações de emergência e nos planejar para que tenhamos o menor impacto possível. Este simulado, além de atender ao PAE, nos auxilia a planejar ações nos casos de cheia do rio São Francisco”, comenta. 

O tenente do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, Elias Vinhael Cardoso, a realização do simulado é de suma importância para despertar a cultura de prevenção da cidade. “Este é o segundo simulado que participo e pude ver de perto o comprometimento e a eficácia deste exercício. O simulado é fundamental para ressaltar a questão do autossalvamento a população mais próxima a companhia e também auxiliar todos os órgãos envolvidos em uma situação de emergência.”, afirma.  

Para Aldo Nasser, coordenador da defesa civil da Defesa Civil de Três Marias, a cada ano o simulado tem se aperfeiçoado. “A Nexa tem aprimorado a gestão das suas barragens. Essa parceria é fundamental para ampliar a cultura de prevenção e segurança da população da cidade”, diz. 

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaete, Defesa Civil de Três Marias e São Gonçalo do Abete, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.