Na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, a Nexa realizará em Três Marias um teste com as sirenes fixas. A ação acontecerá durante todo o período da tarde e visa avaliar o funcionamento do sinal sonoro, utilizado em casos de evacuação de emergência com barragens. Não será necessário o deslocamento da comunidade para os pontos de encontro ao escutarem o sinal sonoro e o comando de voz. 

Quatro sirenes foram instaladas na cidade e estão localizadas próximo ao atual canteiro de obras da CIMCOP; na ombreira direita da Barragem Córrego Lavagem; na Fazenda Carapiá, de propriedade do Sr. Marcos Antônio de Oliveira; e na Fazenda Carapiá, do Sr. Leonardo Cavaliere Junior.

O teste é uma ação preventiva e objetiva conferir a amplitude do som, sincronia e desempenho das sirenes. “Não estamos em situação de emergência e a população não precisa se preocupar. É um teste importante para avaliar o funcionamento dos aparelhos e, também, para os moradores conhecerem os sinais sonoros, que indica a necessidade de deslocamento para um dos pontos de encontro já conhecidos pela comunidade e empregados da empresa”, reforça Edvan Ribeiro, Coordenador de Meio Ambiente da Nexa Três Marias.

Barragens de Três Marias

As barragens e depósitos da Nexa são inspecionadas diariamente pela equipe operacional da unidade. Também são realizadas auditorias técnicas periódicas por empresas devidamente credenciadas, que atestam a condição de segurança e a estabilidade de todas as barragens e depósitos da unidade em Três Marias. Além disso, as novas estruturas do Depósito Murici têm, como elemento adicional de proteção, uma dupla camada de revestimento com geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

SIGBAR

A gestão de barragens da Nexa envolve profissionais habilitados e capacitados como geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens e depósitos por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (SIGBAR), utilizado desde 2004. Os controles incluem documentações de projeto das estruturas, monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, vistorias presenciais semanais, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.